17/07/2010 12h20 - Atualizado em 24/01/2019 13h11

Caminhada em defesa do meio ambiente neste domingo (18) em Viana

A 10ª Caminhada Eco Cultural, que acontece neste domingo (18), em Viana, deve reunir cerca de 1.500 pessoas para percorrer o trajeto de 13km, em comemoração aos 148 anos da cidade. O percurso passa pelo Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba (CEAJ), do Instituto Capixaba de Desenvolvimento de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) - que inclui trilha em meio a remanescentes da Mata Atlântica e à beira do rio Jucu, onde os participantes poderão ter contato direto com a natureza. Além disso, 10 mudas nativas de espera (mudas de porte alto), cedidas pelo Incaper, serão plantadas na comunidade quilombola de Araçatiba, para representar os 10 anos deste evento. Para participar basta fazer a doação de 1kg de alimento não perecível.

De acordo com o extensionista do Incaper e coordenador do CEAJ, Sérgio Mendonça Lima, o objetivo do evento é despertar a consciência ambiental, divulgar a cultura social das comunidades do município de Viana, e ao mesmo tempo, estimular a prática de exercícios físicos. “Queremos conscientizar os participantes quanto à preservação das árvores e à importância da natureza na região”, afirma Sérgio.

A caminhada, que está prevista para começar às 7 horas, terá como ponto de partida a Praça Jerônimo Leite, localizada no Centro da cidade de Viana. Neste local, a equipe organizadora do evento vai fazer a entrega dos kits de boas-vindas aos participantes. Com a bagagem pronta, os trilheiros começam a caminhada rumo à fazenda Boa Praça, onde poderão apreciar a passagem do rio Jucu pela propriedade.

Em seguida, os participantes irão visitar o Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba (CEAJ), do Incaper, e farão uma pausa para o lanche. Daí, partem para a trilha de quase 2km, passando pela reserva ambiental da Mata Atlântica com bonitos cenários. Um dos momentos importantes deste local será o contato direto que os trilheiros terão com árvores centenárias que foram preservadas nessa floresta. Algumas delas já possuem mais de 180 anos.

Para finalizar o percurso, o último local a ser visitado será a comunidade quilombola de Araçatiba. Muitas atrações foram programadas para recepcionar os participantes da 10ª Caminhada Eco Cultural, como barracas com comidas típicas, dança afro e shows com as bandas locais. Às 11 horas, as 10 mudas de espera da Mata Atlântica, cedidas pelo Incaper, serão plantadas na comunidade dos quilombolas por autoridades do município de Viana.

Caminhada

A Caminhada Eco Cultural teve início no ano de 2000. E a partir de então, ela acontece anualmente, com o objetivo de despertar a consciência ambiental e divulgar a cultura das comunidades do município de Viana. Desta vez, a comunidade a ser explorada será a dos quilombolas, que fará apresentações de danças, bandas musicais, do artesanato e comidas típicas.

O evento, que tem como opções de lazer o passeio por trilhas ecológicas, apreciação das belas paisagens do local, além de atividades físicas, também tem como objetivo principal divulgar a cultura de cada região de Viana e conscientizar os moradores sobre como é importante preservar o meio ambiente.

Qualquer pessoa pode participar da caminhada, e os menores de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis. O uso de roupas apropriadas para percorrer a trilha é uma dica da equipe organizadora, assim como o boné, o tênis, uma garrafinha de água e o protetor solar.  A inscrições também pode ser feitas no local, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.

Mais informações podem ser obtidas com o coordenador do CEAJ do Incaper, Sérgio Mendonça Lima. Telefones: 3137-9884 / 9883-7022.

Conheça o Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba (Ceaj)

Localizado em Viana, na comunidade de Jucu, o Centro foi criado pelo Incaper para demonstrar a conservação e recuperação dos recursos naturais e apresentar modelos de exploração sustentáveis, associando a produção agrícola e florestal com o respeito ao meio ambiente. O objetivo é promover o crescimento da consciência e da responsabilidade ambiental, em especial dos produtores rurais.

O CEAJ apresenta unidades demonstrativas de sistemas agroflorestais e práticas recomendáveis de uso do solo. Os seus 27 hectares de área são divididos em 20 subprojetos técnicos que podem ser replicados nas propriedades rurais.

Estas áreas contemplam plantios consorciados de seringueira, palmáceas, sistemas agroflorestais, trilha ecológica em remanescente florestal, arboreto botânico com espécies vegetais nativas e exóticas, bosque de pau-brasil, mata ciliar, entre outras.

No local também são realizadas visitas monitoradas que incluem palestras sobre o meio ambiente, trilha ecológica e de atividades de recreação que promovem a consciência ecológica. Escolas ou produtores rurais interessados podem agendar a visita pelo telefone (27) 3255-3069.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Paula Varejão
paulavarejao@incaper.es.gov.br
Texto: Thainná Karina
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-9868 / 9850-2210
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard