27/04/2017 17h26 - Atualizado em 29/04/2017 11h00

Caminhada remonta passos dos imigrantes no século XIX

Foto: Assessoria de Comunicação/Setur

Que tal conhecer de perto os encantos por onde passaram os imigrantes italianos no Espírito Santo? Uma ótima oportunidade para isso será a 14ª Caminhada do Imigrante, que vai acontecer nesta segunda-feira (1°), entre os municípios de Santa Leopoldina e Santa Teresa.

O trajeto é o mesmo que os imigrantes italianos fizeram no século XIX quando chegaram à região e é uma oportunidade de conhecer as cachoeiras e a Mata Atlântica da região.

A saída da caminhada acontece na Praça Duque de Caxias, em Santa Leopoldina e segue até Santa Teresa em um percurso de 30 km que poderá ser feito de bicicleta ou a pé.

A inscrição é gratuita e deve ser feita no endereço eletrônico http://www.caminhodoimigrante.es.gov.br/.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos como esse no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

 

Caminho do Imigrante

O “Caminho do Imigrante” segue a estrada “Bernardino Monteiro”, inaugurada em 1919. Ela foi construída obedecendo ao traçado da antiga trilha aberta pelos italianos que colonizaram e fundaram Santa Teresa no século XIX. Para a definição do itinerário foram consideradas as descrições contidas nos documentos do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo  (APEES) e as informações que estão em livros como: “Karina”, de Virginia Tamanini e “Canaã”, de Graça Aranha, que possuem referências a esse percurso. Essa parte da história capixaba é retomada pelos caminhantes como uma homenagem aos seus pioneiros avós e bisavós.

Serviço

14° Caminho do Imigrante – Santa Leopoldina a Santa Teresa

 

Programação

Santa Teresa

5h30 - Transporte para Santa Leopoldina (Praça Duque de Caxias)

Santa Leopoldina

6h45 - Largada para ciclistas

7h: Largada para andarilhos

Santa Teresa

12h - Almoço típico

12h às 13h - Apresentações culturais

16h - Transporte de retorno a Santa Leopoldina

Outras informações: http://www.caminhodoimigrante.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard