Caminho das Águas: a nova série exibida na TVE
Uma cartografia afetiva sobre os usos diversos da água. A série “Caminho das Águas” estreia na próxima quinta-feira (06) às 13h15 na TVE Espírito Santo, com reapresentação sexta às 19h. A obra é composta por seis episódios, com duração de 10min a 15min cada um.
A série foi produzida no Patrimônio da Penha, município de Divino de São Lourenço, na Região do Caparaó Capixaba, e percorre saberes em torno dos usos e gestões possíveis das águas por meio das histórias de seis personagens que vivem no local.
Inspirada a partir de um projeto comunitário homônimo, a série foi, também, uma das ações pedagógicas dos laboratórios audiovisuais de cinema para os jovens da comunidade. Dirigida por Fabíola Melca, Taís Lobo e Julia Botafogo, a obra é uma co-produção entre o Quintal Móbile e a Geodésica Produções, e foi realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, no Edital Cultura Digital da Secult, e da Secretaria Especial da Cultura Ministério do Turismo do Governo Federal.
Confira o que traz cada episódio:
- Água é Princípio: quinta-feira (06) às 13h15
No primeiro episódio de "Caminho das Águas", ocorre um encontro intergeracional entre a parteira anciã Dona Zizi, as jovens parteiras Marinã, Marília e Joana, e a doula Vagna Araújo. Ao relatarem suas experiências, falam da importância das águas como princípio gerador e mantenedor da vida, e de como as Serras das Águas promovem encontros potentes entre o partejar ancestral e a cultura do bem-viver.
- Água é Brinquedo: quinta-feira (13) às 13h15
No segundo episódio de "Caminho das Águas", Débora Valente fala da importância da água para o desenvolvimento da infância e da vida. Ela explica o projeto "Tekoá, Terra de Brincar", relacionando-o diretamente à "Serra das Águas do Caparaó" e encarando as águas como um dos principais brinquedos das crianças.
- Água é Floresta: quinta-feira (20) às 13h15
No terceiro episódio de "Caminho das Águas", Marcius Cardoso fala da experiência da recuperação da Mata Atlântica por meio do plantio de florestas em pé, de recuperação de nascentes e de tratamentos alternativos da água. Pontua a possibilidade de se investir nesses espaços agroecológicos e permaculturais, através do seu projeto de hospedagem sensorial Aldeia Alegria.
- Água é Cultura: quinta-feira (27) às 13h15
No quarto episódio de "Caminho das Águas", a família Relíquia do Caparaó fala de sua experiência com os cafés especiais, com as lavouras de café orgânico e das potencialidades econômicas e culturais do cultivo familiar dessa planta para a região da Serra Caparaó.
- Água é Cura: quinta-feira (03/08) às 13h15
No quinto episódio de "Caminho das Águas", Saluah Martins fala dos usos das ervas como medicina natural, por meio dos banhos de folhas, escalda pés, extração de óleos e produção de remédios homeopáticos, práticas executadas no Horto de São Francisco, em sua Escola de Ervas, localizados nas montanhas de Patrimônio da Penha, Espírito Santo.
- Água é memória: quinta-feira (10/08) às 13h15
No sexto e último episódio de "Caminho das Águas", Seu Mateu relembra que água, alimento e ervaria guardam a memória comunitária da cultura do bem-viver. Seu Mateu compartilha todo o seu conhecimento a respeito das plantas da Mata Atlântica, seus usos medicinais e alimentícios, afirmando a soberania alimentar, o autocuidado e a autonomia em saúde que os antigos moradores de Patrimônio da Penha detêm em seus saberes.
Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
Telefone: (27) 3636-6664
WhatsApp: (27) 99943-5574
https://rtv.es.gov.br
@tveespiritosanto
@radioes116