18/11/2010 19h08 - Atualizado em 18/01/2019 14h59

‘Caminhos do Campo’ facilita a vida de produtores e turistas de Afonso Cláudio

Os produtores rurais e a população que utilizam a estrada que liga a sede de Afonso Cláudio à comunidade de Vargedo, nas proximidades da pousada ‘Vovó Dindinha’, ganharam comodidade e segurança com a nova pavimentação asfáltica do trecho inaugurada nesta quinta-feira (18) pelo Governo do Estado.

Essas obras foram realizadas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e fazem parte do programa ‘Caminhos do Campo’, que até o final deste ano terá um total de 700 quilômetros de estradas rurais asfaltadas.


Antes da inauguração, a comunidade promoveu uma concentração, nas adjacências da pousada ‘Vovó Dindinha’, para seguir em carreata pelo trecho asfaltado até a Praça da Independência, localizada ao lado da Prefeitura de Afonso Cláudio, onde aconteceu a solenidade.

Fotos: Thiago Guimarães

O evento contou com a presença do governador, Paulo Hartung, do vice-governador, Ricardo Ferraço; dos secretários de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, da Saúde, Anselmo Tozi, e do Turismo, João Felício Scárdua; dos prefeitos dos municípios de Afonso Cláudio, Wilson Costa, de Laranja da Terra, Joadir Lourenço, de Conceição do Castelo, Odael Spadeto, e de Itaguaçu, Romário Bazílio, dentre outras autoridades, além de moradores e lideranças comunitárias. 

Foto: Thiago Guimarães

Na estrada de 4,928 quilômetros foram investidos R$ 2.623.526,26 e agora o trecho conta com sinalização adequada que possibilita melhor escoamento da produção agrícola da região e melhora a infraestrutura de acesso à região. Além disso, oferece uma via segura a todos que desejam conhecer o local ou precisam passar pela comunidade.

Assessoria de Comunicação da Seag

Novo trecho asfaltado.

O secretário da Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou que a pavimentação dessas estradas, além de melhorar o escoamento da produção agrícola, contribui para o desenvolvimento de outras atividades econômicas na região. “Uma estrada asfaltada e em boas condições de uso representa um importante vetor de desenvolvimento e melhora significativamente a qualidade de vida da população, que pode se deslocar com mais rapidez, conforto e segurança”, pontuou.

"Nosso governo cuidou com carinho do interior do Espírito Santo. É uma satisfação imensa ver a alegria das pessoas quando a qualidade de vida melhora, e o asfalto vai contribuir muito para isso. As boas notícias não param por aqui. Até o final do ano vamos iniciar o trabalho para asfaltar também a estrada rural que da acesso localidade de São Francisco", destaca o vice-governador e senador eleito Ricardo Ferraço.

Assessoria de Comunicação da Seag

Trecho asfaltado.

O governador Paulo Hartung afirmou que era uma alegria inaugurar mais um trecho do programa ‘Caminhos do Campo’. Hartung ressaltou que uma estrada pavimentada é um vetor de desenvolvimento para a região na qual está inserida e lembrou que investir no asfaltamento de uma estrada é investir também na área social.

“Além de melhorar o escoamento da produção agrícola e fomentar o agronegócio, uma estrada em boas condições de uso facilita o acesso da população a equipamentos de saúde e de educação, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida”, afirmou, ressaltando que o Governo vem trabalhando para promover o desenvolvimento de maneira harmônica no Estado, levando em consideração as vocações de cada região.

 

Fotos: Thiago Guimarães

“Estamos implantando um modelo de desenvolvimento geograficamente desconcentrado, socialmente inclusivo e ambientalmente responsável. O modelo concentrador não deu certo. Por isso, estamos levando para o interior do Estado políticas públicas que estabeleçam um campo de igualdade de oportunidades entre os capixabas”, afirmou.

 

Fotos: Thiago Guimarães

O governador Paulo Hartung enfatizou, no entanto, que mais importante do que uma estrada asfaltada é a estrada do saber e do conhecimento. “A educação tem sido a prioridade número um do Governo do Estado, desde 2003. Ano a ano, o setor lidera o volume de investimentos que temos feito. Sabemos que a educação abre portas e janelas de oportunidades. Meu sonho é que o Espírito Santo se torne um provedor de mão de obra qualificada para o Brasil e para mundo”, salientou.

 

Fotos: Thiago Guimarães

Morador da comunidade de Vargedo há 64 anos, o produtor rural Eloy Magesqui comemorou a inauguração do asfaltamento do trecho. “Vi toda a evolução dessa área: desde quanto era mato, na minha infância, até agora quando temos asfalto. Eu não esperava que isso pudesse acontecer um dia. Esse asfalto é uma coisa linda, estamos muito felizes”, vibrou.

Assessoria de Comunicação/Seag

 Eloy Magesqui.

“Na época de chuva nós tínhamos muito transtorno, o carro atolava, perdíamos os produtos e já teve caso de precisar ser rebocado por um trator. Com esse asfalto nossos problemas acabaram. Não vamos ter mais dificuldades em escoar nossa produção. É uma benção do Governo para nós”, afirmou o produtor José do Nascimento Lacerda.

Assessoria de Comunicação/Seag

José do Nascimento Lacerda.

 ‘Caminhos do Campo’

Até o final de 2010, aproximadamente 700 quilômetros de estradas rurais estarão pavimentadas e ao todo serão 85 trechos, em 50 municípios. Entre 2003 e 2010, aproximadamente 576 quilômetros de estradas de terra ‘batida’ foram pavimentados. Com a entrega desse novo trecho em Afonso Cláudio são, até agora, 75 obras, em 45 municípios, com investimentos de cerca de R$ 164 milhões. 

 

Fotos: Thiago Guimarães

A melhoria da infraestrutura rural, especialmente nas regiões onde há maior concentração de agricultura familiar, torna o escoamento da produção mais ágil, reduz perdas de produtos perecíveis e fortalece as atividades voltadas ao agroturismo.

Municípios já beneficiados pelo programa

Afonso Cláudio, Alegre, Apiacá, Aracruz, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupí, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Mucurici, Muniz Freire, Pancas, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Sooretama, Viana e Vila Valério.

Novo Pedeag

As estratégias de infraestrutura no meio rural, no que diz respeito às estradas rurais, estão previstas no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para o período de 2007-2025. O documento delineia o futuro desejável para a sociedade capixaba, com indicadores e metas setoriais a serem alcançadas nas próximas duas décadas, e as orientações de Governo para o período de 2007/2010.

Dentre as principais estratégias estão: criar e implantar o programa de Melhoria da Trafegabilidade em Leito de Terra em parceria com os municípios, e articular com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a realização de investimentos prioritários em rodovias que acelerem a integração regional, conforme indicado no ES 2025.

O documento está disponível na íntegra para a consulta nos sites www.seag.es.gov.br e www.redeagricultura.com.br



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim
Eduardo Brinco
Tels: (27) 3636-3651 / 9964-0389
comunicacao@seag.es.gov.br

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
27-99413723

Assessoria de Imprensa da Vice-governadoria
Leo Júnior
27 - 9942-9616
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard