16/08/2010 21h19 - Atualizado em 22/01/2019 14h37

Campanha do Detran|ES alerta pais sobre uso da cadeirinha infantil em Vila Velha

A partir desta terça-feira (17), até a quinta-feira (19), as equipes de educação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES) estarão em Vila Velha para conscientizar pais e responsáveis sobre a importância do uso das cadeirinhas infantis em veículos.

A lei que torna obrigatório o uso dos equipamentos de segurança começa a valer a partir do dia 1º de setembro e, desde o dia 04 de agosto o Detran|ES voltou a realizar as ações da campanha “Coisas de Criança” em shoppings, creches, maternidades e escolas da Grande Vitória.

O principal objetivo da campanha é alertar os pais sobre o uso correto dos equipamentos de segurança para crianças, como a cadeira tipo bebê conforto, a cadeirinha e o assento de elevação. Cada equipamento é destinado a uma faixa etária, que varia de zero a 7,5 anos.

As crianças acima de sete anos e meio já podem sentar no banco usando apenas com o cinto de segurança, mas somente se estiverem no banco de trás do veículo. No banco da frente só e permitido o transporte de maiores de 10 anos de idade. 

Abordagens

Na manhã desta terça-feira (17), às 11h30, serão realizadas ações em Vila Velha, nas creches Grão de Areia e Recanto Criativo, na Praia da Costa. No Centro da cidade a equipe estará na creche Harmonia. A partir das 18 horas será distribuído material educativo no Shopping Praia da Costa.

Na quarta-feira (18), às 11h30, ainda em Vila Velha, as creches atendidas serão Sonho de Criança, na Praia da Costa e Pueri Dei e Leão Marinho, ambas no Centro. Já na quinta-feira (19) as ações ocorrem nas creches Carinho e Cia, em Itaparica, CEI Playground na Rodovia do Sol e Sonho de Anjo na Praia de Itapoã.

Na próxima semana as ações da campanha serão realizadas em creches, escolas e maternidades de Serra e Vitória. As abordagens acontecem sempre de terça à quinta-feira, até o dia 26 de agosto, às vésperas do início da fiscalização.

Fiscalização

A partir do dia 1º de setembro, o condutor que for flagrado transportando criança de até sete anos e meio de idade fora do equipamento de segurança, será penalizado com multa gravíssima de R$ 191,54.

A obrigatoriedade do uso das cadeirinhas é uma determinação da Resolução nº 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que previa o inicio da fiscalização para o dia 9 de junho deste ano. Entretanto, devido à grande procura dos equipamentos no mercado nacional e a decorrente escassez de produtos nas lojas, a fiscalização do uso das cadeirinhas foi adiada para o dia 1º de setembro.

Confira o tipo ideal de cadeirinha para cada idade:

- Cadeira tipo bebê conforto:

Do nascimento até um ano de idade, a criança deve ser transportada em acessórios que fixam o pescoço do bebê, mantendo o equilíbrio da criança. Deve ser instalado no sentido inverso da posição normal do banco do veículo, o que evita trancos em caso de freadas e colisões.

- Cadeirinha:

Crianças de um ano até quatro anos de idade devem usar cadeira de segurança voltada para frente, na posição vertical, no banco de trás. As tiras da cadeira devem ser ajustadas para que fiquem confortáveis e ajustadas ao corpo da criança com uma folga de, no máximo, um dedo.

- Assento de elevação:

As crianças com idade superior a quatro anos devem utilizar um assento de elevação preso no banco traseiro. O assento elevado vai permitir que ela tenha altura para poder usar o cinto de segurança de três pontos.

Além de adquirir o produto correto, de acordo com as indicações do fabricante, é essencial observar se o equipamento possui o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A instalação correta também é essencial. Esse serviço geralmente é oferecido nas lojas onde os itens são adquiridos e os pais também podem buscar orientações no manual do produto.



Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Sayonara Lacerda
(27)3137-2627/ (27)9943-6382
sayonara.lacerda@detran.es.gov.br
Vinícius Yungtay
(27)3137-2627 / (27)99437060
viniciusyungtay@detran.es.gov.br
www.twitter.com/detranES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard