10/11/2017 16h55

Campanhas do Outubro Rosa continuam incentivando doação de cabelo

O mês de outubro acabou mas ainda assim as campanhas relacionadas ao “Outubro Rosa”, para incentivar a prevenção ao câncer de mama, continuam incentivando a doação de cabelo para a produção de perucas, que são doadas a mulheres acometidas pela doença.

O câncer de mama, por exemplo, corresponde a 22% dos novos casos de câncer, a cada ano, no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, busca, a todo momento, disseminar informações sobre a doença e incentivar o tratamento precoce.

No último sábado (04), a auxiliar administrativa do hospital Elaine Santos, que atua no Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), decidiu participar das ações motivada pelas campanhas e programações relativas ao “Outubro Rosa” realizadas na unidade hospitalar e cortou os cabelos para doar.

“Durante a programação do Outubro Rosa no hospital eu pude acompanhar algumas histórias de mulheres que estão enfrentando a doença, eu vivi a mesma situação e percebi que a mecha do meu cabelo seria muito importante para elas”, lembrou Elaine Santos.

As mechas do cabelo da Elaine foram doadas para o Banco de Perucas do Hospital Evangélico de Vila Velha, que disponibiliza, gratuitamente, perucas para as mulheres que têm queda de cabelo durante o tratamento de quimioterapia.

“Aos 19 anos enfrentei um Linfoma de Hodgkin, passei por três cirurgias, quimioterapia e vi todo o meu cabelo cair, conheço bem a relação que mantemos com ele. Acredito que os cabelos marcam a força e feminilidade de uma mulher. Depois de 10 anos entre tratamento e acompanhamento médico de rotina, 2017 foi o marco da minha cura, já não preciso mais fazer o retorno, por isso, resolvi doar o cabelo”, contou Elaine.

O Linfoma de Hodgkin é uma forma de câncer que se origina nos linfonodos (gânglios) do sistema linfático. Segundo estimativas do INCA, em 2016, 1.010 mulheres descobriram a doença. Para Elaine, a doação foi um gesto de agradecimento.

Banco de Perucas

Começar o tratamento do câncer implica também em se adaptar aos efeitos que a luta contra a doença traz. A queda dos cabelos é uma situação comum enfrentada pelas pacientes, que utilizam alternativas e truques para passar por essa fase com elevada autoestima e bom humor.

Dentre as opções para valorizar a feminilidade dessas mulheres, a equipe do serviço de Oncologia do Hospital Evangélico de Vila Velha criou um banco de perucas e lenços. Este banco foi criado com o apoio do cabeleireiro Dirceu Paigel, que frequentemente alimenta o banco com novas perucas, por meio de arrecadação de mechas.

As doações de cabelos e lenços podem ser realizadas no próprio hospital durante todo o ano. Para a doação de cabelo é necessário que as mechas tenham acima de 15 cm de comprimento e os fios de cabelo estejam unidos por elásticos ou tranças, pois somente desta forma é possível aproveitar o cabelo para a confecção das perucas. As mechas podem ser de qualquer tipo de cabelo, mesmo com química. Doadores de fora do Estado poderão enviar as mechas para o seguinte endereço: Rua Vênus, s/n, bairro Alecrim, Vila Velha – ES - CEP: 29.118-060 - Para: Banco de Perucas – Oncologia.

Mais informações: (27) 2121-3733.

 

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 99274-5245

ravane.tamanini@hejsn.aebes.org.br

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard