Capacitação para consultores faz parte dos investimentos do Bandes em qualidade
Quando você compra um produto ou contrata um serviço, a qualidade do atendimento que você recebe é determinante para a conclusão do negócio, correto? Por isso, empresas que conseguem criar um relacionamento com seus clientes saem na frente e ganham uma vantagem em relação aos concorrentes.
Esse, por exemplo, é um dos diferenciais do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Por isso, visando ao aprimoramento no relacionamento com os clientes por todo o Estado, o banco investe continuamente em capacitações para sua rede de consultores.
Foco, determinação, esclarecimento de dúvidas, atualização de dados e eficiência são alguns dos pontos determinantes ao lidar com este tipo de abordagem. Para isso, o Bandes tem os agentes de crédito e os consultores para levar as opções de financiamento aos capixabas.
Recentemente, foi a vez dos agentes de crédito do Seguir Crescendo serem capacitados. Durantes dois dias, uma turma de 120 agentes mergulhou no universo do microcrédito, para aprender, entre outras funções, como atender bem ao cliente, como fazer planejamentos e agilizar o atendimento. Além da programação técnica, os agentes passaram por treinamentos comportamentais, necessários à função de atendimento aos empreendedores, e ficaram cientes do alinhamento comercial.
“Promovemos essas reuniões com nossos agentes e consultores periodicamente, porque temos o entendimento que é extremamente necessário mantê-los motivados e alinhados com os procedimentos e orientações para o cliente. Temos um programa de capacitação continuada que ajuda a manter a qualidade do trabalho e, consequentemente, o bom desempenho nos projetos de financiamento”, destaca o diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti.
O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) reinventa e atualiza, sempre que possível e necessário, as formas como essas capacitações acontecem. De acordo com Marcelo Belumat, coordenador do Núcleo do Programa de Microcrédito do banco, novidades estão por vir. “Estamos implantando uma plataforma EAD (Ensino a Distância) para as capacitações, com dois focos: adiantar assuntos prévios para que os treinamentos presenciais possam ser mais eficientes e capacitação continuada da rede utilizando-se um canal contemporâneo, de fácil acesso e interpretação”, diz Marcelo.
Diversas capacitações são realizadas e oferecidas pelo banco. “Criamos várias oportunidades para reunir todos os nossos parceiros e direcionar o trabalho de prospecção para as diretrizes e prioridades do banco, sempre voltado para o desenvolvimento e o fortalecimento das economias locais”, comenta Ricardo Teixeira, gerente Comercial e de Relacionamento do banco.
Rede de atendimento
O Bandes trabalha com uma rede de parceiros-consultores, que atua em todo o Estado e desempenha importante papel na missão de promover o desenvolvimento do Espírito Santo. Os parceiros-consultores são empresas ou profissionais com experiência na elaboração de solicitações e projetos de financiamento. Eles conhecem a documentação necessária a ser apresentada ao Bandes e estão aptos a indicar a linha de financiamento mais adequada para cada empreendimento. A elaboração de seus projetos está mais próxima aos padrões técnicos adotados pelo Bandes, garantindo maior agilidade no processo de análise das propostas. Além disso, eles acompanham a implantação e a execução do investimento.
“A capacitação é muito importante, e sendo contínua é melhor ainda. Atualizar os consultores é, sem dúvidas, necessário para a nossa preparação e para atendermos às demandas do dia a dia”, comenta Luiz Eduardo Dalfior, consultor de projetos de financiamento urbano em Vitória.
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Texto de Eduarda Goldstein