Capacitar para Transformar certifica primeira turma de líderes comunitários
Casa cheia, muita animação e diversas apresentações culturais. Assim foi a cerimônia de encerramento da primeira turma de lideranças comunitárias formada pelo projeto ‘Capacitar para Transformar’. O evento foi realizado na noite dessa terça-feira (30), no município de Serra, e reuniu cerca de 120 pessoas.
Entre o público presente estava o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), André Garcia; a subsecretária de Integração Institucional, Gracimeri Gaviorno; e a diretora-presidente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Dângela Bertoldi Volkers.
O momento contou, ainda, com a participação do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, coronel Marcelo D’Isep; do chefe de Polícia Civil, Guilherme Daré; do deputado estadual Jamir Malini, além de representantes da Prefeitura da Serra e da Câmara de Vereadores, entre outras autoridades.
O evento marcou o fim da primeira etapa do projeto, que qualificou as lideranças de diversas comunidades. Foram desenvolvidas cinco oficinas com temas complementares, com o objetivo de auxiliar os participantes no enfrentamento de situações comuns e buscar soluções adequadas ao perfil de seus bairros.
O secretário André Garcia ressaltou a necessidade de discussão entre o Estado e a sociedade para a construção de políticas públicas adequadas àquilo que o cidadão vivencia e anseia. De acordo com André, essa aproximação permite um papel mais protagonista da população.
"Esta é uma importante ação realizada com a participação das lideranças comunitárias, que tem como objetivo ampliar o canal de diálogo das comunidades com as forças policiais, de modo que os anseios da população possam ser aplicados de forma efetiva nas estratégias de segurança pública", disse o secretário.
A diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, aproveitou a oportunidade para destacar o caráter inovador da ação e relembrou que, desde 2016, a Esesp vem ampliando sua atuação com públicos diversos, como acontece com a sociedade civil organizada.
“Temos conquistado resultados importantes por meio de parcerias como esta, entre a Sesp e a Esesp. Quando envolvemos a comunidade neste debate, enriquecemos as propostas levantadas, ouvimos novas experiências e nos tornamos capazes de construir o futuro de forma coletiva, democrática e responsável”, salientou.
Apresentações Culturais
Além da entrega dos certificados aos participantes, a cerimônia contou com diversas apresentações culturais de projetos que valorizam crianças, adolescentes e jovens, dando novas oportunidades. A primeira delas foi realizada logo no início da solenidade, com músicas tocadas em estilo voz e violão pela Oficina de Violão, da Secretaria de Cultura da Serra.
Na sequência, foi a vez do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo se apresentar ao público. Além de realizarem a abertura oficial do encontro, com o Hino Nacional Brasileiro, eles também interpretaram músicas populares bastante conhecidas pelo público.
A música também foi o instrumento utilizado pelo coral infantil ‘Quem Canta e Encanta’, do projeto da Associação Lar e Semente do Amor (Alsa). Já o grupo de teatro da Escola Marcionilia Maurício Bueno, de Vila Velha, cativou os presentes com uma encenação sobre a juventude.
E para fechar a cerimônia, o grupo de break Renegades Du Serrão animou todos os que estavam no auditório, com suas coreografias e movimentos rápidos. A equipe é formada por jovens do Centro de Atendimento Integrado.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br
Texto: Renan Chagas