Capacitar para Transformar conclui formação de nova turma de agentes de segurança e comunidade
Comunidade e agentes de segurança envolvidos no mesmo projeto e com um desafio em comum: pensar e promover a segurança pública em conjunto, de forma integrada e compartilhada. Esse tem sido um dos principais objetivos do programa Capacitar para Transformar, ação de governo da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) junto com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).
O programa leva policiais civis, militares, guardas municipais, bombeiros, membros do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), líderes comunitários e moradores para dentro da sala de aula e oferece oportunidades para que construam, em parceria, propostas que se apliquem no dia a dia da comunidade. E mais uma etapa será finalizada.
Neste sábado (25), em Vila Velha, a segunda turma do ‘Capacitar para Transformar’ concluirá a participação com uma formatura diferente: eles vão levar até a Praça Vereador Sebastião Cibien, em Cobilândia, uma ação cultural e lúdica para a comunidade. O encontro está previsto para começar às 9 horas e ser encerrado às 13 horas, com uma programação recheada de atrações e serviços.
Esse evento – que traduz os desafios encontrados por agentes e comunidades, e que mostra que é possível construir melhor quando se constrói em equipe – foi proposto durante o curso. Durante três meses, os participantes compartilharam ideias e foram capacitados para transformar o ambiente que vivem e trabalham. A Sesp e a Esesp ofereceram o treinamento e conteúdo, e monitoram os avanços e conquistas dos alunos.
Com base nas experiências vivenciadas e conhecimentos aprendidos, eles estão organizando as ações culturais e de orientação que estarão à disposição dos moradores no sábado. A programação foi toda ela construída pelos participantes do Capacitar para Transformar e conta com serviços de corte de cabelo, apresentações de recursos utilizados pelas polícias e bombeiros, atrações culturais, atendimento médico, oficinas informativas e de lazer, orientações nutricionais, entre outros.
Para a subsecretária de Integração Institucional da Sesp, Gracimeri Gaviorno, a proposta é gerar uma maior interação com as comunidades e oferecer condições para que, juntos, agentes e sociedade possam promover segurança pública local.
“Para que isso acontecesse de forma prazerosa, estamos promovendo etapas com lideranças e agentes de segurança, de forma separada. Em um terceiro momento integramos todos e debatemos ações. O modelo diferenciado do curso é tratar as ações de forma regionalizada. Para que não haja perda de foco".
De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, essa troca de experiência tem sido importante para gerar parte dos conhecimentos necessários que o setor público precisa.
“A construção de políticas precisa levar em consideração a voz e a experiência daqueles que serão os principais afetados por elas. Estamos vendo um importante espaço de diálogo que vai gerar frutos muito positivos”, disse Dângela.
Conheça o projeto
O ‘Capacitar para Transformar’ faz parte de um projeto maior da Sesp intitulado ‘Diálogos com a Comunidade’, cujo intuito é promover uma aproximação entre a sociedade, o poder público e os agentes que realizam o trabalho de segurança. Vila Velha é o segundo município beneficiado pela iniciativa.
A primeira experiência foi realizada em Serra, também em três momentos. No primeiro, representantes da sociedade passaram pela capacitação, com encontros realizados na Associação de Moradores de Eurico Salles. Depois, foi a vez dos agentes de segurança passarem pela formação da Esesp. Por fim, os dois públicos estiveram em sala de aula para debater juntos temas relevantes.
Informações à imprensa
Júnior Costa
Coordenador de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social - ES
(27) 3636-1572 / 98895-0391
Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719