Caparaó: rota turística conta com o desenvolvimento na região das montanhas
As montanhas e cachoeiras que povoam a região do Caparaó, no Sul do Estado atraem cada vez mais turistas, interessados em ambientes de paz e relaxamento, ou de diversão, a exemplo do Festival Caparaó Jazz e Blues. Para apoiar os segmentos turístico e de entretenimento, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) criou linhas de crédito para praticamente todas as necessidades das empresas.
Na região do Caparaó, a dona Sebastiana do Carmo, dona da Pousada Pedra Menina, em Dores do Rio Preto, foi uma das clientes que buscaram o sucesso por meio dos créditos do Bandes. “Eu peguei o financiamento para terminar a pousada e comprar alguns equipamentos que estavam faltando. Com a ajuda do Bandes agora são nove quartos, com suíte e frigobar. Depois disso o movimento foi aumentando e agora estamos com o negócio estabilizado na região”, comenta, orgulhosa.
Apoio
O objetivo do banco capixaba é destinar aproximadamente R$ 8 milhões para empresas do segmento turístico com investimentos de implantação, expansão, relocalização, modernização, diversificação, desenvolvimento tecnológico e gerencial dos empreendimentos, de forma a aumentar a capacidade e qualidade dos serviços turísticos capixabas.
Outra história que “tem o dedo” do banco, a pizzaria Bella Pizza. “Com o financiamento do Bandes, consegui reformar e ampliar a pizzaria, além de comprar um forno maior, para atender melhor os clientes e conseguir atender todas as demandas”, diz Cristiano Lopes, empreendedor da Bella Pizza.
“O Bandes, tradicionalmente, apoia as particularidades econômicas de cada região com crédito estruturado e orientado para que tenhamos um arranjo econômico local forte, que promova a geração de emprego e de renda, que crie possibilidades de surgimento de novos negócios. O Norte, com suas belas praias e capacidade de receber turistas pode incrementar essa vocação, com uma rede turística moderna e competitiva”, destaca o diretor de Crédito e Fomento do banco capixaba, Everaldo Colodetti.
Financiamentos
Com os financiamentos, o Bandes apoia investimentos de implantação, expansão, relocalização, modernização, diversificação, desenvolvimento tecnológico e gerencial de empreendimentos ligados ao setor turístico.
Podem buscar financiamentos: empresas de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, centros de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas, restaurantes, cafeterias, bares, prestadoras especializadas em segmentos turísticos, guias de turismo, bacharéis em turismo.
Condições operacionais
Valor máximo financiado: até R$ 1milhão
Prazo: até 93 meses.
Carência: até 36 meses.
Taxa de juros: máxima de TJLP+7,5% ao ano.
Informações sobre consultores e linhas de financiamento:
Bandes Atende: 0800 283 4202
Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e IOS
www.facebook.com/bandesonline
www.bandes.com.br
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do Bandes
Leonardo Iannone
Tel.: (27) 3331-4322/ (27) 99910-4444
Bárbara Deps Bonato
Tel.: (27) 3331-4352
comunica@bandes.com.br
www.facebook.com/bandesonline
Texto de Eduarda Goldstein