Capixabão 2017 é lançado no Palácio Anchieta
O pontapé para o início da mais importante competição de futebol no Estado já foi dado nesta terça-feira (13), com o lançamento do Capixabão 2017, no Palácio Anchieta. No evento, o Banestes assinou o contrato de patrocínio do campeonato com a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES) e os clubes. O início será no próximo dia 28 de janeiro, e o campeão garantirá as vagas para disputar a Copa do Brasil 2018 e da Série D do Campeonato Brasileiro 2018.
A cerimônia de lançamento aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com a participação do governador Paulo Hartung; do presidente do Banestes, Guilherme Dias; do presidente da FES, Gustavo Vieira; do secretário de Esportes, Edilson Barboza; além de atletas das equipes e convidados.
O governador destacou que, a cada ano, o Campeonato Capixaba está mais organizado. “Essa solenidade representa o lançamento de um evento que foi sucesso neste ano e, certamente, será também na próxima edição. Estamos avançando com alguns passos importantes no futebol capixaba. Temos uma Federação com um quadro jovem e capacitado. Além disto, temos o estádio Kléber Andrade, um equipamento público esportivo importante, para o qual lançaremos em breve um edital para concluir obras e realizar intervenções necessárias”, assinalou.
Pelo sétimo ano consecutivo, o Banestes é o banco oficial do futebol capixaba, patrocinando o evento via Federação. O presidente do Banestes, Guilherme Dias, salientou a presença do banco nesse processo de modernização do futebol capixaba. “Há sete anos, participamos do esforço para realização do campeonato. Faz parte da política do banco incentivar o esporte capixaba. Das 10 maiores empresas do Estado, o Banestes é o único a participar do Capixabão. E estamos felizes em continuar participando dessa história”, salientou Dias.
O presidente da FES agradeceu o apoio do Banco. “Nosso muito obrigado. É importantíssimo o patrocínio do Banestes para o futebol capixaba”, frisou Vieira.
Nove clubes assinaram o contrato de patrocínio com o banco: Desportiva, São Mateus, Atlético de Itapemirim, Doze Futebol Clube, Esporte Clube Tupy, Linhares, Real Noroeste, Rio Branco e Vitória.
Fórmula
O Campeonato Capixaba de 2017 terá uma nova fórmula de disputa. Na primeira fase, os 10 times jogam entre si em turno único, os quatro melhores avançam para as semifinais e os dois últimos são rebaixados. Nas semifinais, que serão disputadas em mata-mata, o 1º enfrenta o 4º e o 2º pega o 3º. Com isso, o 1º e 2º lugares jogam com a vantagem da igualdade na soma dos resultados e fazem o jogo da volta com o mando de campo.
Nas finais, os vencedores das semifinais duelam em duas partidas. O time que tiver a melhor campanha na primeira fase tem o mando de campo no jogo de volta. Ao contrário das semifinais, nas finais não tem vantagem. Em caso de igualdade na soma dos resultados, o título será decidido nos pênaltis.
Na primeira fase, que será disputada em turno único, cinco times vão fazer cinco jogos com o mando de campo. Esses clubes (Desportiva, São Mateus, Linhares, Real Noroeste e Doze) foram definidos por meio de um sorteio. Os demais (Rio Branco, Vitória, Espírito Santo, Tupy e Atlético) vão fazer apenas quatro jogos com o mando, na primeira fase.
"O Estádio Estadual Kleber Andrade é hoje uma referência nacional, tanto na qualidade do gramado como na forma calorosa de receber as torcidas dos mais variados times brasileiros. Isso foi testado e aprovado durante todos os jogos que sediamos no campeonato brasileiro e nas competições locais, em 2016. Acreditamos que o capixaba já se sente plenamente estimulado à comparecer ao estádio e a prestigiar os jogos do Capixabão 2017", finalizou o secretário de esportes, Edilson Barboza.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Banestes
Lúcia Garcia
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br
Texto: Jardel Torezani e Lúcia Garcia