28/09/2010 12h00 - Atualizado em 21/01/2019 16h08

Casa Cor começa nesta terça (28) na Escola Estadual Carlos Xavier Paes Barreto

Com a proposta de aliar educação e inovação em projetos sustentáveis, nesta terça-feira (28), o projeto Casa Cor e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) inauguram a edição 2010 do evento, que neste ano acontece na Escola Estadual Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, em Vitória. A primeira visita guiada aconteceu na manhã desta segunda (27) e, à noite, foi realizada a abertura oficial da mostra.

"Essa é uma noite para aplausos. Os arquitetos, decoradores e organizadores da Casa Cor produziram um grande evento nesta escola estadual. Particularmente para mim, é uma satisfação retornar a uma escola como o Polivalente, onde tive meu primeiro emprego como professor", afirmou o governador em exercício, Manoel Alves Rabelo, durante a solenidade de abertura.

Visão

Para o secretário de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, a Casa Cor é uma iniciativa importante, não só para os estudantes, mas também para toda a sociedade capixaba, que vai ressaltar a importância da arquitetura na construção do ambiente escolar. “A etapa deste ano vai surpreender a todos. A mostra agrega o que temos de melhor na arquitetura e nos revela uma visão de futuro. Trazer isso para dentro de uma escola é excelente, porque o ambiente escolar tem grande relevância neste contexto social, envolvendo o futuro, a criatividade e o talento”, avaliou o secretário.

 

Fotos: Asses. de Comunicação/Sedu

O tema deste ano é “Sua casa, sua vida mais sustentável e feliz”. Ao todo serão 40 ambientes, trabalhando com os temas Sustentabilidade, Acessibilidade e Tecnologia, que já fazem parte do cotidiano dos alunos da rede estadual. “Estamos construindo uma nova escola, que integra a comunidade. Para isso, estamos focados nos três temas que também fazem parte da Casa Cor”, afirma o secretário.

Para auxiliar na exposição e dar oportunidade para que alguns estudantes conheçam de perto a atuação dos profissionais na Casa Cor, foram selecionados alunos do Curso Técnico de Turismo e Eventos, oferecido pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica (CEET) Vasco Coutinho, do Curso Técnico em Edificações da Escola Estadual Paes Barreto, além dos estudantes que participam do programa Bolsa Sedu e cursam Design de Interiores.

Estudantes da rede estadual também participaram da fase de preparação da Casa Cor.

Entretanto, o fato mais importante é que os alunos da rede estadual terão a oportunidade, não só de visitar a exposição, como também de participar de workshops sobre o tema. Os professores, por sua vez, vão trabalhar diversas questões envolvendo a Casa Cor e o tema central da mostra de 2010.

Thiago Guimarães/Secom

Haroldo Rocha.

“O momento é excelente em relação a oportunidades. A gente não pode perder de vista que os resultados práticos da Educação só ocorrem um pouco mais à frente. Ou seja, temos investido muito hoje, mas os resultados acontecem daqui a quatro anos. Nossa busca com todas essas ações é alcançar a melhor educação pública do País”, revela o secretário Haroldo Rocha.

Espaço Sedu

Reprodução/Sedu

O Espaço Sedu é totalmente voltado á rotina escolar.

Para marcar os 15 anos da mostra Casa Cor no Espírito Santo, a Sedu preparou um ambiente diferente de tudo que já foi feito na mostra até então, totalmente dedicado à rotina escolar. Chamado de Espaço Sedu, a área tem 108 m², divididos em três temas: biblioteca, sala de aula e laboratório de Informática, todos interligados.

Para ter acesso ao ambiente, o visitante passa por um túnel do tempo, com fotografias de escolas que marcaram a história da arquitetura no Estado. O espaço tem, ainda, computadores e livros à disposição dos visitantes para um momento de relaxamento e incentivo à cultura.


Casa Cor

A Casa Cor é o maior evento de arquitetura e decoração das Américas e o segundo do mundo. No Brasil, teve início em 1987 com a realização da primeira edição em uma residência, no bairro do Jardim Europa, em São Paulo.


Atualmente, a Casa Cor possui 19 franquias, 17 nacionais (Amazonas, Bahia, Brasília, Campinas (SP), Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sorocaba (SP) e duas internacionais: Peru e Panamá.

Todos os anos, imóveis são redesenhados e decorados pelos maiores profissionais da arquitetura, decoração e paisagismo. Os espaços são delimitados para que os especialistas possam modificá-los livremente, com o compromisso de criar um ambiente inovador, atrativo, sustentável e de muito bom gosto.

Serviço:
Casa Cor 2010
Período: de 28 de setembro a 02 de novembro (de terça a domingo, incluindo feriados)
Local: Escola Estadual Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto
Avenida Leitão da Silva s/nº, Praia do Suá – Vitória
Horário: 12 às 21 horas
Entrada: R$ 27,00 (inteira) – estudante meia entrada

 

Confira imagens da abertura oficial:
(Fotos: Thiago Guimarães/Secom)



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br
Texto: Gustavo Rosa
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard