05/10/2010 12h00 - Atualizado em 21/01/2019 15h58

Casa Cor: Espaço Sedu mostra investimentos em rede física e tecnologia para as escolas

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está investindo no espaço físico das escolas e em tecnologias de informação e comunicação para a melhoria da qualidade da Educação no Estado. O Espaço Sedu na Casa Cor 2010 mostra a evolução da arquitetura das escolas estaduais, além das tecnologias já presentes e as que serão empregadas nas unidades de ensino.

Os prédios escolares, por exemplo, estão sendo adaptados ao Plano Estratégico Nova Escola, lançado em março de 2008, que garante acessibilidade e estrutura de qualidade para os estudantes. “O ‘Nova Escola’ busca tornar a escola um espaço acessível a todos, sem exceção. Temos a preocupação de construir, por exemplo, rampas e banheiros adaptados, de forma que o aluno com qualquer tipo de deficiência possa circular livremente pelo espaço escolar”, explica o gerente da Rede Física Escolar da Sedu, Gustavo Perin de Medeiros Teixeira.

 

 

 



Há também a preocupação ambiental. “Optamos por aparelhos eletrônicos que economizam energia. Em algumas escolas, onde há viabilidade, implantamos mecanismos para reutilização da água da chuva em banheiros e em jardins”, completa o gerente. Ele lembra ainda que só são utilizadas madeiras certificadas e, quando prédios novos são construídos, a Sedu estuda a incidência do sol e a circulação de ar no ambiente.

Tecnologia

Em relação à tecnologia, as escolas da rede estadual já contam com a Sala de Aula Digital, composta pela TV Multimídia, PC do Professor, pen drive, quadro digital e o laboratório de Informática conectado à internet. “Com essas ações, a Educação se apropria dos recursos tecnológicos para que haja maior conexão entre professores e os alunos”, destaca o gerente de Tecnologia da Informação da Sedu, Genilson Gomes Corradi.


Fotos: Asses. de Comunicação/Sedu

Ambientes com exemplos de sustentabilidade e modernidade,
presentes no Espaço Sedu na Casa Cor.


O laboratório de Informática e o PC do Professor fazem parte da realidade de todas as escolas. Já a TV Multimídia e o pen drive estão em 108 escolas, e o quadro digital foi implantado por meio de projeto piloto em 25 escolas.

“O quadro digital deu tão certo que a expectativa é expandi-lo para 200 escolas, sendo que de 20 a 40 unidades devem recebe o quadro ainda esse ano”, conta Genilson. Segundo ele, os profissionais também são capacitados para operar esses equipamentos.

Novidades

Além disso, novas tecnologias serão implantadas nas escolas, como a ‘Gestão de Conteúdo’ e o ‘Um Computador por Aluno (UCA)’.

A ‘Gestão de Conteúdo’ visa a disponibilizar na internet todo o conteúdo que os professores apresentam em sala de aula. De acordo com Genilson, o piloto desse projeto já vem sendo realizado na Escola Estadual Irmã Maria Horta, localizada em Vitória. “Com a gestão, a Sedu poderá monitorar o andamento do conteúdo das disciplinas e os professores poderão realizar uma troca de material”, explica o gerente de Tecnologia.

Já o ‘Um Computador por Aluno’, será implantado inicialmente em 12 escolas estaduais, para avaliação. “A partir daí, analisaremos como o UCA será implantado nas demais unidades de ensino”, explica Genilson.


Serviço:
Casa Cor 2010
Período: de 28 de setembro a 02 de novembro (de terça a domingo, incluindo feriados)
Local: Escola Estadual Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto
Avenida Leitão da Silva s/nº, Praia do Suá – Vitória
Horário: 12 às 21 horas
Entrada: R$ 27,00 (inteira) – estudante meia entrada




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ kpgbissoli@sedu.es.gov.br
Texto: Karolina Gazoni
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard