17/03/2023 16h59

Casa Militar realiza formatura do sexto curso de proteção de autoridades

Vinte agentes de segurança participaram, na manhã desta sexta-feira (17), da solenidade de formatura do sexto curso de proteção de autoridades, ministrado por oficiais da Secretaria da Casa Militar. A cerimônia aconteceu no Palácio da Fonte Grande, em Vitória.

Com carga horaria de 45 h/a, foi oferecido para agentes de segurança da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e das Guardas Municipais de Vila Velha e de Cariacica, que fazem a segurança de autoridades do Estado.

Durante os quatro dias de curso, os alunos tiveram instruções de proteção de fundamentos legais de segurança institucional, noções básicas de segurança aérea, dignitário, tiro policial velado e direção defensiva policial.

O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior, em seu discurso, exaltou a integração entre as forças de segurança, citando o exemplo de eventos internacionais realizados no Brasil, como a Copa do Mundo de Futebol e Olímpiada. “O sucesso dos eventos internacionais só foi possível graças à atuação conjunta de todas as instituições”, disse;

O coronel também falou sobre a importância da integração entre as guardas municipais e polícias. “Exemplo do papel dessa interação é o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, liderado pelo próprio governador Renato Casagrande, em que as forças de segurança atuam em conjunto para garantir o bem-estar e cuidado da população”, pontuou.

O secretário reafirmou a necessidade de cursos e treinamentos constantes para os agentes de segurança das autoridades do Estado e das prefeituras, destacando a importância da Casa Militar na multiplicação de conhecimento.