31/07/2024 13h34

Casagrande anuncia pavimentação de rodovia e inaugura obras em Governador Lindenberg

Foto: Hélio Filho/Secom

O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou, nesta quarta-feira (31), o início da elaboração do projeto e execução das obras de pavimentação da Rodovia ES-360, no trecho Rio Bananal x Entroncamento da ES-245, em Governador Lindenberg. Na ocasião, também foram inauguradas obras de recapeamento asfáltico de ruas e a ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

“Hoje é um dia especial em Governador Lindenberg. Viemos dar ordem de serviço para implantação da rodovia que liga o município até Rio Bananal. Essa é uma obra muito sonhada e que agora vamos realizar. Temos outros investimentos sendo entregues. Ao todo, são mais de R$ 85 milhões em ações do Estado. Isso mostra a nossa capacidade de investimento, o nível de organização e de parceria com o município que temos”, afirmou o governador.

As obras de pavimentação da Rodovia ES-360 serão executadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), com investimento de R$ 76 milhões. Serão contratados os projetos básico e executivo, além da execução das obras no trecho de 13,4 quilômetros de extensão. A via terá pistas de rolamento de 3,30 m de largura, acostamentos, além de trechos com duplicação de pista (3ª faixa) em locais estratégicos, 14 abrigos de ônibus, três pontes e quatro interseções.

“Essas intervenções vão trazer melhorias em mobilidade e infraestrutura, bem como transformar a paisagem urbana. A pavimentação da ES-360 vai proporcionar condições mais seguras para a comunidade, colaborando assim com a melhoria dos índices de qualidade de vida da população”, comentou o diretor geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas.

Mais investimentos

Durante a agenda, foram inauguradas duas importantes obras: o recapeamento asfáltico de quatro ruas e a reforma e ampliação de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Governador Lindenberg. Ambas foram executadas pela Prefeitura municipal com recursos repassados pelo Governo do Estado, por meio do Fundo Cidades. O valor do investimento é de R$ 3,3 milhões.

As obras de recapeamento asfáltico beneficiam quase três mil moradores das ruas Delmira Gomes de Aguiar e João Cordeiro de Freitas, no Centro, e das ruas Augusta Campos e Sebastião Teixeira, no bairro Nova Brasília. Ao todo, as vias receberam 1.300 metros lineares de pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), produto reconhecido por sua durabilidade, resistência e capacidade de suportar cargas de tráfego.

Já o Cras de Governador Lindenberg, localizado no bairro Bela Vista, atende a mais de 1,1 mil famílias. Foram construídas duas novas salas na unidade, bem como foi feita a renovação parcial do telhado e do forro do edifício, a pintura das áreas externa e interna e a reestruturação do auditório com capacidade para 110 pessoas.

“São obras que vão melhorar a qualidade de vida da população, além de favorecer bairros da cidade com mais infraestrutura. Já as melhorias no Cras vão permitir um melhor atendimento ao público, com mais conforto não só para a comunidade beneficiada, mas também para a equipe de servidores que trabalha no local”, avaliou a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, gestora do Fundo Cidades.