16/06/2023 13h12

Ceasa comemora 46 anos com ação de saúde na unidade de Cariacica

A semana de aniversário das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES) foi marcada pela ação de saúde coordenada pela Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), em parceria com a Prefeitura Municipal de Cariacica. Foram realizados procedimentos de atenção básica e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os atendimentos ocorreram nessa quinta-feira (15), no período das 8h às 12h, no centro administrativo, por ordem de chegada. 

Foram realizados exames de aferição de sinais vitais, medidas antropométricas, orientação nutricional, medição de glicose e testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C. Os agentes de saúde disponibilizaram os resultados dos testes rápidos cerca de 15 minutos após a realização dos mesmos. Dezenas de pessoas se beneficiaram com os serviços voluntários prestados à população: em média, 50 pessoas foram submetidas a avaliações básicas de saúde e 28 pessoas realizaram a testagem rápida para IST. 

Segundo a enfermeira Amanda Pozzi, os pacientes com alterações nos resultados seriam orientados e encaminhados ao Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus). Além dos exames, foi feita uma ação de panfletagem no mercado da Ceasa-ES com foco na distribuição de preservativos e informativos, como forma de orientar e conscientizar os usuários.

“Em comemoração a mais um ano de história, nos mobilizamos para realizar uma ação voltada, principalmente, aos produtores rurais (que são parte essencial para o crescimento dessa empresa) e aos demais usuários. Decidimos presenteá-los com essas ações, visto que a Ceasa-ES se preocupa com a saúde e o bem-estar dos cidadãos e valoriza o trabalho daqueles que se dedicam diariamente a alimentar o povo capixaba, demais estados do Brasil e até mesmo outros países”, disse o diretor Técnico Operacional da Ceasa-ES, José Mansur Malhame. 

A coordenadora da Visat, Elizete Bernot, enfatizou a relevância desse tipo de ação tendo em vista a dificuldade de muitos trabalhadores rurais no acesso à saúde; seja por conta do trabalho árduo diário, pela falta de tempo ou pela falta de oportunidade em frequentar uma unidade de saúde para a realização de exames e atendimentos clínicos. Disse ainda que, através da prestação voluntária desse serviço, o trabalhador tem a chance de receber ao menos o atendimento básico em relação à nutrição, que é de suma importância para que ele tenha uma boa qualidade de vida. 

“A gente, como Vigilância do Trabalhador, ainda gostaria que tivesse uma maior adesão; que na próxima eles possam aderir mais, que eles percam a vergonha e o receio e que usem mesmo! Porque a gente está aqui para servi-los. O município disponibiliza todo serviço para a população, em geral; tanto os trabalhadores da Ceasa quanto quem estiver dentro da Ceasa ou passar por ela. Todo mundo tem direito a esse tratamento, a esse acolhimento”, concluiu Elizete Bernot.

  • Informação

Participaram da ação a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat); a Prefeitura Municipal de Cariacica; o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus); a Gerência de Atenção Básica (GAS) da Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica (Semus); alunos voluntários dos cursos de Nutrição e Enfermagem da Faculdade Multivix (Cariacica); e o coordenador do movimento social da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/AIDS (RNAJVHA). 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Imprensa da Ceasa-ES
Camille Porto Moura Wernersbach
(27) 3396-1661 e (27) 98849-5626
camille.moura@ceasa.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard