25/09/2010 21h08 - Atualizado em 21/01/2019 16h07

Ceasa Norte é tema de palestra durante encontro em São Mateus neste sábado (25)

O norte do Espírito Santo possui uma característica agrícola bastante peculiar. A região concentra uma ampla diversidade de culturas, onde a fruticultura ganha destaque com a produção de abacaxi, mamão, coco, maracujá, manga e goiaba.

O assunto foi um dos temas do seminário Propriedade Ativa, que aconteceu neste sábado (25), na Comunidade de Santa Terezinha, em São Mateus. O evento foi realizado pelo Sindicato Rural de São Mateus, a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar/ES).

Outro tema de destaque foi a construção da Ceasa Norte e seu impacto econômico e social na região. O assunto foi abordado pelo secretário Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, durante a palestra de abertura do evento, que reuniu cerca de 300 produtores das regiões norte e noroeste do Estado.

De acordo com o secretário, o novo ponto de comercialização dos produtos agrícolas, com 3.600m2 de área construída, está em fase de conclusão.  O Governo do Estado investiu R$ 5,5 milhões na Ceasa Norte, para garantir conforto e segurança aos produtores que utilizarem o local. Serão 27 boxes, plataforma coberta para carga e descarga, e energia elétrica apropriada para instalação de câmaras frias.

“Quando estiver pronto, a previsão é de que quatro mil toneladas de alimentos sejam comercializadas mensalmente, o que indicará movimentação financeira de R$ 7,2 milhões por mês. Além disso, haverá geração de cerca de 2.600 empregos, numa área de 1.330 hectares de produção agrícola na região”, destaca Bergoli.


“A partir de dois anos de atividade, a expectativa é de que a Ceasa Norte ofereça 150 postos de trabalho diretos, entre administrativo, vigilância, limpeza e outros”, explica o secretário.

O seminário contou com outras seis palestras, com temas como meio ambiente, direitos do trabalho, previdenciários e tributários, aposentadoria e linhas de financiamento para produtores.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim
Tels: (27) 3636-3700 / 9944-1358
karyna@vice.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard