28/08/2010 12h02 - Atualizado em 22/01/2019 14h02

Ceasa/ES participa de ciclo de palestras sobre hortigranjeiros em Colatina

Com o objetivo de incentivar o cultivo de produtos hortigranjeiros na Região Noroeste capixaba e divulgar instrumentos públicos de comercialização agrícola, a Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) participa, na segunda-feira (30), de um ciclo de palestras para produtores rurais em Colatina. O evento é organizado pelo Consórcio Intermunicipal (Cointer), responsável pela gestão da Ceasa Noroeste.

O evento será dividido em duas etapas. A primeira, no período da manhã, será realizada no auditório do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Colatina (STTR), a partir das 9 horas. Nesta etapa serão apresentados os indicadores da comercialização de alguns produtos que, pelas condições de clima e solo da região, poderão ser produzidos e comercializados na Unidade Noroeste, evitando assim as importações de outras regiões, além de potencializar as atividades dos agricultores.

Serão apresentados e  debatidos, ainda, as possibilidades de aquisição da produção local/regional  através dos programas do Governo Federal como a  Merenda Escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No período da tarde, às 14 horas, os produtores rurais e comerciantes farão uma visita técnica às instalações da Ceasa Noroeste.

De acordo com Carmo Robilotta Zeitune, diretor técnico da Ceasa/ES, o evento é importante para estimular a dinâmica da cadeia produtiva dos produtos hortigranjeiros da região. “Tão importante quanto a geração de novas alternativas produtivas para obtenção de renda e trabalho, este evento faz parte da estratégia da Ceasa/ES e do Cointer no sentido de tornar a Unidade Noroeste, além de um espaço para comercialização, um fórum permanente de debates sobre as políticas publicas para este importante setor da agricultura capixaba”.

O evento será aberto pelo prefeito de Colatina e presidente do Cointer, Leonardo Deptulski, às 9 horas. Em seguida, Hermeval Guerini, do Incaper, abre o ciclo de palestras com o tema “Dados de Comercialização da Ceasa Noroeste”. Às 9h30, Marcos Magnago, da Gerência Técnica da Ceasa/ES, falará sobre Oportunidades de Negócios no Mercado de Hortigranjeiros.

Paulo Luna, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), explicará aos produtores sobre a sistemática de compras de produtos através do Programa de Aquisição de Alimentos, às 11h30. Finalizando o ciclo de palestras, Maria Emília Brumatti, presidente do STTR de Colatina, explica os procedimentos para aquisição de hortigranjeiros pela Merenda Escolar.

Mercado

A visita técnica à Ceasa Noroeste será iniciada às 14 horas. Na oportunidade, os produtores poderão ver na prática algumas necessidades do mercado e acompanhar detalhes da comercialização dos hortigranjeiros.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceasa/ES