18/10/2010 14h04 - Atualizado em 21/01/2019 12h10

Ceasas de todo País 'importam' produtos capixabas

A excelência capixaba na produção de hortigranjeiros pode ser medida na variedade da produção e reforçada por números divulgados pela Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Em uma síntese de dados sobre mamão e tomate, a Ceasa/ES identificou outros entrepostos de distribuição do País que recebem os produtos capixabas em grande quantidade, como a Ceagesp, em São Paulo e as Ceasas de Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).

Entre janeiro e setembro de 2010, a unidade da Ceagesp localizada na Grande São Paulo recebeu 29,7 milhões de quilos de mamão formosa, liderando a 'importação' da fruta entre as centrais de abastecimento do País. O número consolida o Espírito Santo como maior fornecedor do mercado paulista e já supera o total de 2009, que foi de 24 milhões de quilos. Outras grandes importadoras nacionais do fruto são a Ceasa Campinas, com 6 milhões de quilos, a Ceasa Belo Horizonte, com 4,7 milhões de quilos e a Ceasa Grande Curitiba, com 3,1 milhões de quilos.

Outros entrepostos que também receberam volume considerável foram as Ceasas de Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina e Maringá, no Paraná, e as unidades mineiras de Caratinga, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberlândia.

Tomate capixaba 'invade' Minas Gerais

De acordo com informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Espírito Santo é tradicional produtor de tomate, com utilização de duas épocas distintas de plantio: a “de verão”, realizada nas regiões de montanhas, que se traduz em aproximadamente 60% da área cultivada; e a “de inverno”, naturalmente realizada nas regiões quentes. Além de atender ao mercado estadual, o tomate capixaba também é exportado tanto para a Região Nordeste quanto para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília.

Assessoria de Comunicação/Ceasa

O Espírito Santo é o segundo maior fornecedor de tomate para o mercado mineiro, correspondendo a 12,2% do total.


No período de janeiro a setembro de 2010, a Ceasa Belo Horizonte importou 7,6 milhões de quilos de tomate capixaba, seguida pela Ceagesp da Grande São Paulo, com 2,9 milhões de quilos. O Espírito Santo é o segundo maior fornecedor de tomate para o mercado mineiro, correspondendo a 12,2% do total. Outros grandes polos compradores foram as Ceasas de Caratinga e Governador Valadares, em Minas Gerais, e Campinas (SP) e Curitiba (PR).
 



Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Ceasa/ES
Stephenson Grobério
Tel (27) 3136-2321 / (27) 9780-9238
comunicacao@ceasa.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard