CEEJA de Cachoeiro de Itapemirim realiza Teste de Sondagem nas comunidades locais
O Centro Estadual da Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) de Cachoeiro de Itapemirim realiza o Teste de Sondagem nas comunidades locais, com o objetivo de assegurar a conclusão dos estudos aos cidadãos que, devido a diferentes fatores, não puderam finalizar o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio no período regular.
Desde 2021, são realizadas visitas à Comunidade Quilombola de Monte Alegre. E umas das pessoas que se matriculou foi a mestra de caxambu Maria Laurinda Adão, que já fez a prova final do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. “Sou muito bem tratada e gosto de vir no CEEJA, porque os professores me tratam com muito carinho. Estudar para mim é viver novamente uma coisa que não puder fazer no quilombola”, disse Maria Laurinda Adão. Além dela, outros membros da comunidade realizaram o Teste de Sondagem e obtiveram a certificação do primeiro segmento da EJA.
Denominado “CEEJA-CI Vencendo Fronteiras”, o projeto leva palestrantes, seja à cidade ou aos distritos, em parcerias com as prefeituras. Além de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, a equipe esteve também no quilombo de Pedra Branca, em Vargem Alta, e nos municípios de Venda Nova do Imigrante e Marataízes.
Durante os encontros, são dadas orientações sobre a estrutura dos módulos e dos fascículos, o acompanhamento dos professores, o acesso à Plataforma CEEJA Virtual, a realização das atividades não presenciais e a organização das avaliações. Após o período formativo, é realizada a conferência dos documentos dos possíveis novos alunos e o esclarecimento de dúvidas quanto à matrícula e demais demandas. “Torna-se evidente, com essa ação, que é possível buscar a certificação da Educação Básica de forma séria, segura e pautada numa perspectiva pedagógica eficaz”, ressaltou a diretora do CEEJA de Cachoeiro de Itapemirim, Michelle Fonseca Nars.
Atualmente, alunos de Monte Alegre, Marataízes e Venda Nova do Imigrante, frutos desses encontros, estão frequentando regularmente o CEEJA para os plantões com o corpo docente e para a realização das provas.
“O Projeto CEEJA Vencendo Fronteiras tem como objetivo proporcionar àqueles que tiverem dificuldade o conhecimento do modelo e trazer a esperança de estudar de forma adaptável à sua realidade. A equipe está toda empenhada para receber os alunos cuja localidade em que moram seja um empecilho para concluir a Educação Básica. É o CEEJA-CI rompendo as fronteiras dos muros da escola!”, disse Michelle Fonseca Nars.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata