Central de Atendimento presencial do IPAJM: serviços devem ser agendados via telefone
A Central de Atendimento (CAT) presencial do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM) segue com funcionamento diferenciado até o próximo dia 31 de julho, com o propósito de dar continuidade aos cuidados de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19). Por isso, caso os aposentados, pensionistas, servidores e ex-servidores ativos estaduais, bem como os familiares, necessitem de serviços da autarquia, é necessário o agendamento prévio por meio do teleatendimento do Instituto. Os números são 0800-2836640 e (27) 3201-3180.
“A opção de agendamento possibilita que o segurado venha ao Instituto, no dia e horário devidamente marcados, para dar entrada em sua solicitação, e seja atendido num ambiente tranquilo e sem aglomeração”, disse o presidente-executivo do Instituto, José Elias Marçal.
Serviços
O rol de serviços disponíveis para agendamento está disposto na Portaria 12-R, publicada no Diário Oficial do Estado em 15 de julho de 2020, e seguem listados abaixo. Confira aqui essa Portaria na íntegra!
- Requerimento de pensão por morte, na qualidade de cônjuge, companheiro, filhos menores de 21 anos, menor sob tutela ou enteado menores de 21 anos, filhos maiores inválidos, filhos até 24 anos, se estudante universitário, e pais inválidos;
- Solicitação de cópias de processo por advogado vinculado ou representantes de classes sindicais;
- Requerimento de isenção de Imposto de Renda e Imunidade de Contribuição Previdenciária;
- Requerimento de declaração para outros regimes;
- Requerimento de Certidão de Tempo de Contribuição - CTC;
- Requerimento de declaração de beneficiários de pensão por morte.
Destaca-se que a comunicação de óbito do segurado ao IPAJM, enquanto perdurar a suspensão de atendimento presencial ao público da Central de Atendimento, deve ser realizada via e-mail (ipajm@ ipajm.es.gov.br), com o envio do formulário de comunicação de falecimento (disponível no link https://ipajm.es.gov.br/comunicacao-de-falecimento) e da certidão de óbito do segurado escaneada.
Serviços on-line
É possível ter acesso a diversas informações e serviços da autarquia, sem sair de casa, pelo site www.ipajm.es.gov.br. No banner "Consulta de Processos", por exemplo, localizado à direita da página, o segurado pode conferir o andamento de processos administrativos que tramitam no Instituto.
Para obter contracheques, basta entrar no link intitulado “Contracheque”, na parte superior dessa página.
Em caso de dúvidas, o teleatendimento do IPAJM está à disposição de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para ligar de um telefone fixo, entre em contato gratuitamente pelo 0800 283 66 40. Esse número não recebe ligações de telefones móveis (celular). Já para ligar de um telefone móvel (celular), o número é (27) 3201-3180.
Perícia Médica
A partir desta segunda-feira (20), as atividades da Perícia Médica do Instituto de Previdência do Estado retornaram em novos moldes, com atendimento reduzido e individualizado, e alinhados às recomendações, visando à prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19).
Caso o servidor público necessite marcar perícia, que não seja referente ao requerimento de isenção do Imposto de Renda e imunidade de Contribuição Previdenciária, é necessário agendar previamente pelos números 0800-2836640 e (27) 3201-3180, conforme prevê a Portaria nº 13-R. Clique aqui para acessá-la!
Já em relação às inspeções médicas de isenção de IR e imunidade de Contribuição Previdenciária, o servidor deve aguardar o contato que será feito pela própria autarquia.
Confira mais orientações no site www.ipajm.es.gov.br
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do IPAJM
Carolina Paixão
(27) 3636-4189/ 98817-4825
comunicacaoipajm@gmail.com
comunicacao@ipajm.es.gov.br