19/10/2010 14h03 - Atualizado em 21/01/2019 12h10

Centro de Atendimento Toxicológico realiza Curso para acadêmicos e profissionais a partir desta terça (19)

Com o objetivo de atualizar o conhecimento de profissionais de saúde e selecionar acadêmicos da área para atuar como plantonistas, o Centro de Atendimento Toxicológico da Secretaria de Estado da Saúde (Toxcen) promove, a partir desta terça (19) até sexta-feira (22), o XVII Curso de Intoxicações. Ainda há vagas disponíveis para o evento que, neste ano, contará com a participação de um médico do Instituto Butantan.

O Curso é realizado anualmente e serve como preparação de acadêmicos de medicina, farmácia e enfermagem interessados em trabalhar no Toxcen, referência estadual no atendimento às intoxicações. Além disso, “a proposta é atualizar profissionais, uma vez que temos poucas oportunidades de trazer este tipo de informação ao médico, ao enfermeiro e ao farmacêutico” diz a coordenadora do Toxcen, Sony Itho.

A coordenadora explica que o assunto, até pouco tempo atrás, era mal compreendido, causando dificuldade no atendimento, mas passou a ganhar mais importância, principalmente, no processo de formação do profissional médico. “Até poucos anos atrás o intoxicado era mal conduzido por falta de conhecimento. A intoxicação é uma das grandes responsáveis pelos números de atendimento nos prontos-socorros”, ressalta Itho.

“Mais recentemente a toxicologia passou a ser oferecida nas grades curriculares, isso faz com que as pessoas conheçam mais sobre o assunto. A toxicologia clínica vem tomando um corpo bem interessante na formação do universitário”, conta a especialista. De acordo com ela, intoxicações com medicamentos e acidentes com animais peçonhentos (sobretudo, escorpiões), são as ocorrências mais comuns atendidas no Toxcen.

O XVII Curso de Intoxicações contará com a participação do diretor técnico do Instituto Butantan, de São Paulo, o médico Carlos Roberto de Medeiros. Ele abordará sobre acidentes com animais peçonhentos (escorpiões, serpentes, vespas, aranhas, abelhas e lagartas) e soroterapia. “Ele vai falar sobre aplicação, quantidade e cuidados com o soro antiveneno”, explica a coordenadora.

Os interessados em participar devem acessar o edital, no site www.saude.es.gov.br, no link “Intoxicações: Cursos Toxcen 2010/2011”. Ao todo, serão 180 vagas. O evento será realizado no auditório da Faculdade Univix, em Goiabeiras, Vitória, sempre das 13 às 18 horas.

Confira aqui a programação:

 

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard