02/09/2010 22h01 - Atualizado em 22/01/2019 13h56

Centro de Educação Ambiental do Incaper é homenageado durante Desfile Cívico em Viana

O Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba (Ceaj), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e que possui projetos de preservação do meio ambiente em seus 27 hectares de extensão em Viana, será homenageado por alunos da rede municipal de ensino do município, nesta sexta-feira (03), durante um desfile cívico em comemoração à semana da pátria.

O desfile é uma realização da Prefeitura de Viana, e será realizado das 9 horas às 11h30, na sede no município. O evento terá a participação de quatro escolas de ensino fundamental, sendo que a Instituição Orestes Souto Neves, do bairro Jucu, escolheu o Ceaj como tema para a apresentação, devido às contribuições do Centro para a consciência ambiental.

O tema da homenagem será “O Centro de Educação Ambiental de Jucuruaba e a Prefeitura Municipal de Viana caminham juntos na Recuperação e na Preservação do Meio Ambiente”. Para abrir o desfile da Escola Orestes Souto Neves, alunos vestidos com camisas do Ceaj irão carregar a faixa do projeto ambiental, que possui dois recursos naturais importantes para o meio ambiente: Rio Jucu e Reserva de Mata Atlântica.

A apresentação seguinte será de outros alunos da mesma escola, que levarão banners do Ceaj, identificando cada um dos 20 subprojetos já desenvolvidos, com destaque para o Mata Ciliar, Arboreto Botânico, Bosque Pau-Brasil e o Sistema Agroflorestal. Este último será representado por estudantes caracterizados de agricultores com sua produção.

“Os estudantes irão se vestir com roupas apropriadas, que lembram os produtores durante a colheita. Além disso, irão conduzir carrinhos de mãos com frutas dentro, para mostrar, na prática, como é o trabalho no campo”, ressalta Sérgio Mendonça, técnico do Incaper e coordenador do Ceaj.

A terceira parte do desfile representando o Ceaj será composta por dois alunos levando uma faixa – Plantas Medicinais: Matéria prima para Fitoterapia. Logo atrás, uma criança caracterizada de médico, seguirá carregando uma cestinha contendo as mudas (Pata da Vaca, Alcachofra, Boldo, Arnica, Aroeira, Babosa e Carqueja), que são utilizadas para o tratamento complementar de algumas doenças, como dor de cabeça, tosse, inflamações, entre outras.

Mudas

Uma das últimas apresentações será o carro alegórico com o tema: Ambiente Preservado. O veículo, que será transformando em uma floresta, levará mudas de “árvores de espera” (de grande porte). Além disso, os projetos Casa do Sabiá, Mirante das Águas e Trilha Ecológica estarão em alegorias. Para isso, três placas serão utilizadas a fim de representar estes trabalhos, e o locutor explicará o objetivo de cada um.

Para finalizar, passará pela avenida o Trenzinho Ambiental “João de Barro”, que é utilizado no transporte de visitantes até os 20 subprojetos do Ceaj. Mas quem estará no veículo desta vez serão os alunos, que levarão mudas de Pau-Brasil para serem entregues ao público participante do evento.

Mais informações podem ser adquiridas no escritório do Ceaj, pelo telefone: (27) 3255-3096.

Ceaj

Localizado em Viana, na comunidade de Jucu, o Centro foi criado pelo Incaper para demonstrar a conservação e recuperação dos recursos naturais e apresentar modelos de exploração sustentáveis, associando a produção agrícola e florestal com o respeito ao meio ambiente. O objetivo é promover o crescimento da consciência e da responsabilidade ambiental, em especial dos produtores rurais.

O Ceaj apresenta unidades demonstrativas de sistemas agroflorestais e práticas recomendáveis de uso do solo. Os seus 27 hectares de área são divididos em 20 subprojetos técnicos, que podem ser replicados nas propriedades rurais.

Estas áreas contemplam plantios consorciados de seringueira, palmáceas, sistemas agroflorestais, trilha ecológica em remanescente florestal, arboreto botânico com espécies vegetais nativas e exóticas, bosque de pau-brasil, mata ciliar, entre outras.

No local também são realizadas visitas monitoradas que incluem palestras sobre o meio ambiente, trilha ecológica e de atividades de recreação que promovem a consciência ecológica.

Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão