12/08/2010 21h22 - Atualizado em 22/01/2019 14h53

Centro Socioeducativo do Iases entrega diplomas de cinco cursos profissionalizantes

Cinqüenta e um adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), receberam certificados de capacitação de cinco cursos profissionalizantes realizados na Unidade. A entrega aconteceu nesta quinta-feira (12).

Foram entregues: sete certificados do curso de Ajudante de Padeiro e Confeiteiro; dez de Ajudante do curso de Rotinas Administrativas; 14 de Injeção Eletrônica; nove de ajudante de cozinha; e 11 de Auxiliar de Loja.

A solenidade contou com a presença dos professores que ministraram os cursos, além de empresários e parceiros nas ações de inclusão social, capacitação e profissionalização realizadas no CSE junto aos adolescentes e suas famílias. São eles: o diretor da HCaldas Mecânica, Henrique Caldas; o diretor da Alpha Consultoria Alimentar, Luiz Caetano; o superintendente do Sindicato dos Panificadores do Espírito Santo (Sindipães) Fábio Bento.

Durante o evento, cinco adolescentes homenagearam os professores e parceiros do CSE, gerando muita emoção nos presentes.

Eles entregaram uma vela artesanal perfumada produzida na oficina de artesanato que acontecem todas as tardes no CSE.

Um dos adolescentes cantou um rap produzido e composto por ele, que trazia a mensagem de como a capacitação e a profissionalização pode mudar a vida de um adolescente. O adolescente de 17 anos, ganhador do concurso ‘Padeiro Nota 10’, também foi homenageado. O adolescente fez o curso de padeiro e confeiteiro na Unidade e atualmente, auxilia o professor e os outros alunos durante as aulas.

"O adolescente que recebeu o prêmio do padeiro do ano foi julgado por um corpo de jurados diferenciado e exigente, competindo com outros padeiros que possuem anos de experiência. Ele ter vencido só mostra que todos vocês tem capacidade para chegar aos objetivos, basta querer e se esforçar, dando sempre o melhor de si", destacou Fábio Bento, Sindipães.

Profissionais do CSE também foram homenageados pelo empresário Fábio Bento, pelo empenho no trabalho junto aos adolescentes, dedicação e iniciativa de inscrever adolescentes da Unidade no concurso do Padeiro Nota 10.

O Centro

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), de autoria do diretor executivo da Acadis, Gerardo Mondragón, que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.




Informações à imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard