27/08/2010 19h08 - Atualizado em 22/01/2019 14h03

Centro Socioeducativo do Iases realiza campanha educativa contra o desperdício de alimentos

O Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), iniciou nesta semana, uma campanha educativa contra o desperdício dos alimentos. O objetivo da ação é conscientizar e educar os adolescentes, de forma divertida quanto ao desperdício alimentar, garantindo a utilização devida dos alimentos.

No refeitório da Unidade foi montado um estande mostrando a quantidade de alimentos que são desperdiçados durante o mês. A ‘pilha’ de alimentos foi exposta estrategicamente no refeitório para chamar a atenção de todos que por lá passarem. Os adolescentes do curso de auxiliar de cozinha também estão orientando as pessoas na hora das refeições para que elas sirvam nos pratos apenas o que forem comer.

Assessoria de Com./Iases

Para tornar a campanha divertida e interativa, os adolescentes, socioeducadores e visitantes que freqüentarem o refeitório do CSE, irão receber um ticket verde ou vermelho representando se desperdiçou ou não comida ao entregar os pratos ao final da refeição.

Ao final da próxima semana, os tickets serão contados e será observado se houve uma diminuição no desperdício de comida. O objetivo é a conscientização coletiva.

A campanha contra o desperdício está sendo coordenada pelos profissionais da Alpha Consultoria Alimentar, José Romildo Silva e Luiz Caetano, que ministram o curso de auxiliar de cozinha na unidade.

 “A campanha se estenderá também aos funcionários que trabalham na cozinha industrial do CSE. Será feito um monitoramento interno quanto ao desperdício não apenas na elaboração da comida, mas como de água e energia”, disse Luiz.

CSE

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.

O MPC tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.



Informações à imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard