20/09/2010 20h35 - Atualizado em 21/01/2019 16h24

Certificação eleva a credibilidade de profissionais do Banestes

Já somam 18 os profissionais do Banestes aprovados no exame de certificação CPA-10, aplicado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Fernando Piva, coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas da Gerência de Recursos Humanos do Banco, ressalta que o índice de aprovação dos empregados do Banco está em 95%, muito superior a média nacional divulgada pela Anbima, que é de 55%.

Em 9 de agosto, o Banco começou a preparar cerca de 380 empregados para o teste. Eles foram divididos em turmas e, à medida que concluem os estudos, agendam o exame. As provas começaram em 23 de agosto e, desde então, apenas uma pessoa não conseguiu a certificação, mas pode continuar tentando. A expectativa é de que até abril de 2011 todos que fizeram o curso tenham conseguido a certificação.

A CPA-10 é válida por cinco anos e é obrigatória para quem atua em agência bancária e tem contato com clientes na comercialização de produtos de investimento. "Além de aumentar a capacitação técnica dos profissionais, a certificação promove a adoção de elevados padrões éticos e de proibição de práticas que caracterizem concorrência desleal e condições não equitativas no mercado”, comenta a gerente da Gerência de Administração de Fundos de Investimento (Geafi), Katya Elvira Paste.

Credibilidade

“Acredito que todos são capazes, basta ter dedicação e autoconfiança”, diz a gerente de Relacionamento da Agência Serra, Sílvia Torres Mangaravitti. Ela revela que tinha boas expectativas para o curso, mas se sentia nervosa, no começo, pois a quantidade de informações era grande. “O treinamento foi ótimo. Aprendi muito e ganhei mais segurança para atuar na Agência”, comenta.

O gerente de Relacionamento da Agência Carapina, Kleber Luiz de Oliveira, também obteve êxito no exame. Ele enfatiza que a certificação aumenta a credibilidade do Banestes, pois a instituição passa a contar com uma equipe mais qualificada.

Sobre a prova, ele conta: “Duas horas é tempo mais do que suficiente para responder às 50 questões. Porém, algumas perguntas foram capciosas  e precisei fazê-las com mais calma.” Para quem ainda vai fazer o exame, ele deixa um recado. “Faça o teste com tranquilidade. Indico a formação de grupos de estudo, pois, no meu caso, ajudou bastante”.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Banestes
Dora Dalmasio - Tels.: 3383.1465/9831.6034
E-mails: doradalmasio@banestes.com.br
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br
Texto: Bruna Sperandio
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard