Cesan alerta: Limpeza periódica da caixa d'água é fundamental para manter a qualidade da água
Para manter a qualidade da água, é necessário fazer a limpeza periódica da caixa d'água a cada seis meses. A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), além de captar e tratar a água, também realiza o controle de qualidade por meio de coletas diárias de amostras para análises laboratoriais, a fim de garantir a qualidade do produto que chega às residências.
Depois de tratada, a água é distribuída à população, totalmente livre de impurezas. A responsabilidade da Cesan é garantir a qualidade da água distribuída até as ligações. Daí em diante, a responsabilidade de manter a qualidade da água é do usuário.
A caixa d'água deve ser instalada em um local de fácil acesso, que permita a limpeza adequada. Outro ponto importante: o reservatório deve estar sempre tampado, para evitar a entrada de insetos e sujeira, que podem contaminar a água.
Confira as dicas para realizar a limpeza da caixa d’água de forma correta, válidas para depósitos com capacidade de até dois mil litros.
1) Programe o dia da lavagem da sua caixa d'água. Após a escolha, confira se não vai haver paralisação do abastecimento, pelo telefone 115, para atendimento aos clientes da Cesan.
2) Utilize a água da caixa para o próprio consumo antes do dia da limpeza ou guarde-a em algum vasilhame para uso durante o período em que realizar a limpeza.
3) Pegue um balde, pano, vassoura, pá, escova e água sanitária. Não use escova de aço.
4) Feche o registro da entrada de água ou amarre a boia da caixa d’água.
5) Esvazie a caixa d’água, abrindo as torneiras, e verifique se há vazamento. Se houver, conserte-o antes da limpeza.
6) Deixe um pouco de água na caixa e feche a saída de água com um tampão, evitando que a sujeira passe pelo cano.
7) Esfregue as paredes e o fundo da caixa, utilizando panos e escova macia ou esponja. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.
8) Com uma pá, retire a sujeira (folhas, areia, pedras etc.). Com um balde e um pano, retire toda a água acumulada.
9) Enxágue as paredes e o fundo do reservatório usando um balde de 20 litros de água limpa misturada com 20 colheres de sopa de água sanitária. Use tantos baldes quanto forem necessários para enxaguar todas as paredes. Deixe a solução agir por 30 minutos.
10) Abra todas as torneiras para desinfecção dos canos, esvaziando totalmente a caixa. Não use esta água para consumo.
11) Concluída a limpeza, feche a tampa da caixa e verifique se ficou bem vedada. Abra o registro ou desamarre a boia e deixe entrar a água da Cesan.
Informações ao cliente
115 - atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
2127-5073/ 9962-3973
Nathália Poloni
2127-5076
Plantão (fins de semana) 9822-8612
comunica@cesan.com.br