27/08/2024 17h12

Cesan antecipa melhorias para garantir abastecimento de água eficiente no Verão

A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) realizará uma manutenção programada no Sistema de Abastecimento de Água da Região Metropolitana, especificamente no Sistema Santa Maria, no próximo sábado (31). Esta intervenção é parte das ações de preparação para o Verão. Durante a execução dos serviços, programados para ocorrer das 4h às 23h, o fornecimento de água será temporariamente suspenso nos municípios de Aracruz, Cariacica, Fundão, Serra e Vitória. Ao todo, 137 bairros e 233 mil habitantes estão na área de abrangência da ação.

A Cesan recomenda que os moradores façam uma reserva adequada de água antecipadamente. A normalização completa do abastecimento está prevista para ocorrer em até 24 horas após a conclusão dos serviços. O retorno será gradual, iniciando pelos imóveis próximos às estações de bombeamento e nas áreas mais baixas, seguindo-se pelas regiões mais elevadas e extremidades das redes de distribuição.

Durante o período de retomada do abastecimento, podem ocorrer transtornos temporários, como a falta de água momentânea e alterações na cor da água. As possíveis causas para a falta de água incluem vazamentos não visíveis, falhas em estações de bombeamento ou obstruções nos hidrômetros. A Cesan assegura que suas equipes estarão de prontidão para atender eventualidades, e o abastecimento complementar será realizado por meio de caminhões pipa, quando necessário.

A alteração na cor da água pode ocorrer devido à presença de pequenas partículas que se desprendem das paredes das tubulações durante o esvaziamento, não estando relacionada à contaminação. A Cesan realiza descargas em diversos pontos das redes para minimizar este efeito, mas recomenda que os consumidores descartem a água alterada do reservatório e entrem em contato para verificação e solução do problema. O ressarcimento pela água descartada ou pela compra de água de terceiros pode ser solicitado pelos canais de atendimento mencionados.

Os moradores devem entrar em contato com a Cesan por meio do telefone 115, do site www.cesan.com.br ou pelo WhatsApp (27) 3422-0115. A Companhia opera 92 estações de tratamento, atendendo a 53 municípios do Espírito Santo, e produz anualmente mais de 250 bilhões de litros de água. Para garantir a distribuição, mantém mais de nove milhões de metros de redes, 422 estações de bombeamento, e 266 reservatórios de grande porte, com capacidade total de armazenamento de 192 milhões de litros de água. As obras e manutenções periódicas são essenciais para assegurar o funcionamento contínuo dessa infraestrutura.

Confira a lista de bairros afetados:

ARACRUZ
SANTA CRUZ