Chamada internacional está aberta para pesquisadores do Espírito Santo
Cinquenta mil euros serão disponibilizados para apoiar financeiramente um projeto do Estado na Chamada Transnacional Conjunta Chist-Era 2022. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) aderiu à chamada internacional que é fruto da parceria entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o consórcio CHIST-ERA e a Comissão Europeia.
A chamada tem por objetivo apoiar projetos colaborativos de pesquisa, com foco nas áreas de Tecnologia da Informação & Comunicação, Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina (do inglês, Machine Learning). Participam da chamada entidades de 21 países e o orçamento global disponível é de, aproximadamente, 12 milhões de euros.
No Espírito Santo, a Fapes vai apoiar um projeto no valor máximo de 50 mil euros, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec).
De acordo com a diretrizes da Fundação, os pesquisadores do Estado devem construir propostas de consórcios contando com parceiros internacionais. Cada consórcio deve ter um mínimo de três e um máximo de seis parceiros, dos quais três, no mínimo, devem pertencer ao grupo de países que participam na chamada: Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, República Checa, Estônia, Finlândia, França, Irlanda, Israel, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suíça, Taiwan, Turquia e Reino Unido.
Temas da chamada:
Segurança e Privacidade em Sistemas Descentralizados e Distribuídos;
- Sistemas de comunicação baseados em aprendizado de máquina voltados para redes wireless usando Inteligência Artificial.
Submissão de propostas
As propostas devem ser submetidas na plataforma do consórcio CHIST-ERA, que será disponibilizada em breve na página oficial da chamada.
Cronograma
- Prazo para submissão de propostas: 2 de fevereiro de 2023, às 13h (BRT)
- Data prevista para início dos projetos aprovados: outubro de 2023
Mais informações
Questões gerais e técnicas sobre a chamada podem ser esclarecidas com o Ponto de Contato Nacional do Confap: Elisa Natola (elisa.confap@gmail.com), ou do CNPq: Dileine Cunha (dileine.cunha@cnpq.br).
Os candidatos capixabas devem consultar as regras específicas de elegibilidade e modalidades de participação via CNPq ou via Fapes nas páginas 24, 25 e 26 do documento da chamada e nas diretrizes específicas da Fundação: clique aqui.
Para esclarecimentos quanto aos critérios da Fapes, os candidatos podem entrar em contato com parcerias@fapes.es.gov.br e parcerias1@fapes.es.gov.br.
Serviço:
Chamada Transnacional Conjunta Chist-Era 2022
Chamada na íntegra: https://www.chistera.eu/call-2022-announcement
Plataforma para busca de parceiros internacionais: https://www.chistera.eu/partner-search-tool/2022
Diretrizes da Fapes: clique aqui
* Com informações da Assessoria de Comunicação do Confap
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br