30/11/2010 18h00 - Atualizado em 16/01/2019 12h47

Chamada Pública Escolar: Sedu disponibiliza mais de 95 mil vagas para alunos que estão fora da escola

Para o “Dia C”, fase da Chamada Pública Escolar para a solicitação de matrícula de crianças e jovens que estão fora da escola, que será entre a quinta (02) e sábado (04), a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) disponibilizará 95.628 vagas em escolas da rede em todo o Estado. A afirmação foi feita na manhã desta terça-feira (30), pelo secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha, durante o balanço da rematrícula na rede estadual. A expectativa da Secretaria é que, no período do “Dia C”, mais de 15 mil alunos entrem para a rede.

“Temos vaga sobrando e toda a matrícula será processada a partir do dia 6 de dezembro. Portanto, não há necessidade de fila, não há prioridade em ordem de chegada”, afirma o secretário. “No Espírito Santo, na faixa etária de 15 a 17 anos, dados mostram que em torno de 15% dessa população está fora da escola, o que contabiliza aproximadamente 20 mil jovens. Temos vagas para todos eles e queremos todos na escola”, afirma o secretário Haroldo.

A fase anterior da Chamada Pública foi a rematrícula e o remanejamento, quando alunos da rede trocaram de escola ou alunos da rede municipal passaram para a estadual. Nessa fase, já foram contabilizados aproximadamente 290 mil estudantes na rede.

Para fazer a solicitação no “Dia C”, os pais ou responsáveis devem comparecer a um dos 112 postos de matrícula na Grande Vitória (confira lista abaixo), ou na própria escola no interior do Estado, com um documento de identidade e comprovante de residência. Lá, eles devem preencher o cadastro de solicitação (confira abaixo), selecionando três (03) opções de escola para matrícula. Após o “Dia C”, haverá a fase de confirmação da matrícula, que é a fase final da Chamada Pública Escolar, entre os dias 21 e 30 de dezembro. A lista com os nomes dos alunos e a respectiva escola onde será matriculado será divulgada nos postos e no site da secretaria (www.educacao.es.gov.br).

Para a efetivação da matrícula, serão necessários os seguintes documentos:
- Ficha de confirmação da vaga para aluno cadastrado/remanejado;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Histórico escolar ou declaração de conclusão de série/ano;
- Comprovante de residência original;
- Título de eleitor e certificado de alistamento militar (sexo masculino) para os alunos maiores de 18 anos;
- Laudo médico para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).

Vagas

De acordo com os dados do sistema da Sedu, das 95.628 vagas oferecidas em todo o Estado no Ensino Fundamental e Médio, 35.197 estão concentradas na Grande Vitória e as 60.431 distribuídas pelo Espírito Santo.

Confira os números por município:
Vila Velha – 6.724 (19%)
Guarapari – 1.010 (3%)
Serra – 8.689 (25%)
Vitória – 5.407 (15%)
Cariacica – 10.140 (30%)
Viana – 2.943 (9%)

Confira os números por modalidade:
Ensino Fundamental – 14.147 (40%)
Ensino Médio – 18.890 (54%)
Ensino Médio Integrado – 2.160 (6%)

Confira os dados da matrícula