Cidadãos podem acessar diversos serviços do Iema digitalmente
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) oferece diversos serviços via Internet. A medida facilita o acesso aos serviços, dá celeridade aos processos e, ainda, evita que o cidadão precise se dirigir à sede da autarquia, em Cariacica, principalmente, em tempos de pandemia da Covid-19. A iniciativa faz parte da digitalização do Iema
“Assim, facilitamos o acesso do cidadão aos serviços que estamos ofertando de forma virtual, além de darmos agilidade e maior transparência aos processos da autarquia. Também evitamos o deslocamento do cidadão em tempos de pandemia e reduzimos a quantidade de papel gasto e os custos com arquivamento”, destacou o diretor-presidente do Instituto, Alaimar Fiuza.
Os serviços que poderão ser solicitados digitalmente são:
- Alteração do Representante Legal ou Procurador no E-Docs
- Defesa de Multas Ambientais
- Autorização de Pesquisa e Estudos em Unidades de Conservação
- Autorização para Instalação de Redes de Abastecimento e Infraestrutura em Unidades de Conservação e Zonas de Amortecimento
- Autorização para Torneios de Canto e Fibra
- Certidão de Tramitação
- Consulta de Processo em trâmite no IEMA via E-Docs
- Consulta para Autorização de Intervenção e/ou Supressão Vegetal nas Unidades de Conservação e Zonas de Amortecimento
- Consulta para Licenciamento de Empreendimentos nas Unidades de Conservação e Zonas de Amortecimento
- Consulta Prévia Ambiental Geral
- Consulta Prévia de Dispensa de Licenciamento
- Conversão de Multa Ambiental
- Delegação de Competência de Licenciamento Ambiental Estadual aos Municípios
- Dispensa de Licenciamento, exceto para atividades de aquicultura
- Outros requerimentos - SISPASS (Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros)
- Parcelamento de Multa
- Restituição de Taxas
Para solicitar qualquer um desses serviços, o interessado só precisa fazer o cadastro no Acesso Cidadão, para então acessar o e-Docs, o sistema corporativo para gestão e tramitação de documentos e processos digitais do Governo do Estado.
No e-Docs, o cidadão deverá fazer upload dos documentos necessários em PDF e enviar digitalmente para o grupo Protocolo, do Iema. O sistema gerará um número de encaminhamento, que servirá para o cidadão acompanhar o andamento de sua solicitação.
No site do Iema está disponível todo o passo a passo para solicitar cada um dos serviços que estão digitalizados.
Serviço:
Como solicitar serviços on-line: https://iema.es.gov.br/servicos/edocs
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iema
Karolina Gazoni
(27) 3636-2591 / 99977-1012
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