Ciodes-190 já registrou mais de dois milhões de ocorrências em seis anos de existência
Desde setembro de 2004, data em que foi inaugurado, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-190) já registrou mais de dois milhões de ocorrências. São chamados de emergência policial e de socorro que foram atendidos, seja pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros ou Guarda Civil Municipal.
O diretor do Ciodes-190, major Nylton Rodrigues, explica que a criação da central de emergência supriu uma demanda reprimida que não era atendida. “Com a criação do Ciodes, as portas de acesso para a Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros foram abertas. Hoje, quem liga para essas instituições é rapidamente atendido”, disse.
Nos seis anos de existência, o Ciodes atendeu mais de 22 milhões de ligações, sendo que 85% eram indevidas (pedidos de informação) ou trotes. O número de ocorrências geradas nesse período foi superior a dois milhões (registradas até novembro de 2010).
População é a maior vítima de trotes e ligações indevidas
Cerca de 10 mil ligações diárias. É nesse ritmo que o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes -190) trabalha 24 horas auxiliando as pessoas que necessitam de socorro. Mas, atender tantas chamadas requer atenção e preparo para tentar driblar os famosos trotes e as ligações indevidas que atrapalham o serviço de emergência.
As ligações indevidas e trotes representam hoje 85% dos chamados para o Ciodes. Normalmente praticado por crianças, a brincadeira de mau gosto deve aumentar ainda mais após as férias escolares. Vale lembrar que trote é crime previsto no Código Penal Brasileiro. Quem comete essa prática pode ser preso e autuado. A pena prevista é de detenção de um a seis meses, ou multa.
Identificar um trote é tarefa difícil para os atendentes do 190. Isso porque eles seguem uma diretriz de que todas as informações passadas pelos usuários do serviço são verdadeiras. A coordenadora do call Center, Capitão Viviane Saliba, diz que as chamadas indevidas também causam transtornos ao atendimento. “Enquanto nossos atendentes perdem tempo com pessoas que ligam para o serviço de emergência para solicitar telefones de empresas e órgãos públicos, desabafar e até falar pornografias, deixamos de atender quem realmente precisa”, disse.
O que melhorou depois do Ciodes-190
- O tempo médio de atendimento para uma ocorrência reduziu de 32 para 10 minutos;
- As informações são passadas ao mesmo tempo para as instituições envolvidas na ocorrência (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal de Vitória e Secretaria da Justiça), gerando integração;
- Os recursos tecnológicos utilizados são modernos, permitindo gerar indicadores de segurança pública com relatórios contendo os tipos, horários, locais e dias de incidências de crimes, assim como viabilizar o emprego racional dos recursos para o enfrentamento à criminalidade;
- A população é atendida pelo call center 190 até o terceiro toque do telefonema. A central telefônica possui 100 atendentes divididos em 4 turnos de trabalho.
- Os policiais deixaram de atender às ligações para o 190 e passaram a desenvolver o trabalho policial.
Avanços tecnológicos na prestação do serviço público
O dinamismo dos projetos aplicados no Ciodes é o que garante ações policiais mais ágeis e de qualidade. Exemplo disso é o projeto Alerta Vermelho, que desburocratizou o atendimento e priorizou chamadas de emergência em andamento e desloca a viatura mais próxima ao local do crime, o que possibilita mais agilidade e eficiência no atendimento das ocorrências policiais.
Para facilitar a utilização dos recursos, o Ciodes também controla de forma precisa todos os carros disponíveis na frota da Polícia Militar utilizando o Sistema de Monitoramento de Frotas AVL. Dessa forma, é possível saber onde estão os veículos, se envolvidos em alguma ocorrência ou não.
Hoje o Ciodes possui o Sistema Integrado de Monitoramento dos Atendimentos de Emergência (SIMAE), que consiste em um sofisticado sistema de tecnologia que possibilita o acompanhamento em um mapa digital e em tempo real das emergências policiais deflagradas, permitindo uma resposta mais ágil e eficiente ao cidadão que clama pelo socorro do Estado.
O diretor do Ciodes, major Nylton Rodrigues, afirma que a utilização da tecnologia foi um grande passo para melhorar a eficiência do serviço. "Investimos em uma tecnologia que atende as nossas intenções de evolução. Não basta ter tecnologia, é preciso ter metodologia no seu uso”, finalizou o major.
Quando ligar para o Ciodes-190:
- Em casos de crimes em andamento.
- Quando for vítima e/ou saiba de crimes que acabaram de acontecer.
- Em situações suspeitas que possam gerar crime.
- Ocorrências de incêndio
- Socorro às vítimas de acidentes.
O que deve ser evitado ao acionar o serviço:
- Não ligue para o 190 pedindo números de telefones. Para tanto, utilize o auxílio à lista telefônica.
- Não ligue para conversar com os atendentes do call center. O operador não pode perder tempo e correr o risco de deixar de atender uma ocorrência grave.
- Não ligue para falar pornografias. Seja educado com quem está trabalhando do outro lado da linha.
- Em momento algum passe trote de falso crime. Isto pode gerar ocorrência e deslocar viaturas para o local, fazendo com que outra ocorrência real em andamento seja prejudicada.
Confira o número de ocorrências geradas:
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