06/08/2010 14h45 - Atualizado em 23/01/2019 12h09

Circulação Cultural leva espetáculos para mais cinco municípios neste fim de semana

O projeto Circulação Cultural leva cultura em quantidade e qualidade por todas as regiões do Espírito Santo. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Sincades, os próximos municípios beneficiados com espetáculos gratuitos são: Santa Leopoldina, Barra de São Francisco, Santa Teresa, Rio Novo do Sul e Montanha.

Em Santa Leopoldina, nesta sexta-feira (06), o grupo de chorinho Carne de Gato apresenta o show “Quero chorar, não tenho lágrimas”, às 19 horas, na Escadaria Jair Amorim. Enquanto isso, o município Barra de São Francisco recebe o espetáculo “Tempo de Sorrir e Cantar”, com Dorkas Nunes. A cantora se apresentará na praça central da cidade, às 20 horas.

Dorkas Nunes.

Já no sábado (07), o Carne de Gato segue para Santa Teresa, onde se apresenta às 20 horas, no Museu Melo Leitão. Dorkas Nunes vai para Montanha, mostrar composições próprias e de letristas consagrados no Teatro Municipal de Montanha, também às 20 horas. No mesmo dia, os moradores de Rio Novo do Sul, poderão curtir o “Tributo às Divas da Música - Artigos de Luxo”, espetáculo de Ava Araújo, às 20 horas, no Teatro Municipal.

Ava Araújo.

 

Formada por 25 grupos artísticos, a caravana do Circulação Cultural apresentará, até o início de dezembro, 150 espetáculos de teatro, dança e música.  A ação irá movimentar teatros municipais e espaços alternativos de cultura, compatíveis com a qualidade exigida por cada um dos espetáculos.

Circulação Cultural

A caravana do Circulação Cultural foi formada a partir da publicação de dois editais de incentivo à cultura, realizados anualmente pela Secult. O edital de número 002, de circulação de shows musicais, contemplou 15 grupos, em diversos gêneros. O outro concurso, de número 003, selecionou 10 espetáculos cênicos, de dança e teatro. Cada grupo terá que realizar seis apresentações, até o final do projeto. As apresentações de teatro só começam depois que todo o processo do edital for finalizado.

Passado de sucesso

O Circulação Cultural entra em seu terceiro ano em 2010. O esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos permitiu, desde o início da ação, a realização de 280 apresentações em mais de 40 municípios, atingindo ao todo um público de 35 mil pessoas.

Por meio do Programa Gestão Integrada, a Secult realizou visitas periódicas a todos os municípios do Estado, com a finalidade de firmar parcerias para a realização dos espetáculos. Foram selecionadas as cidades que demonstraram interesse pela programação oferecida, e que tinham condições de abrigar as apresentações de forma adequada, seja no teatro, ou em espaço alternativo.

A programação para o período de julho a dezembro foi elaborada levando em conta a agenda dos artistas e a solicitação dos municípios, de modo a atender ao maior número possível de cidades de todas as regiões do Estado. As apresentações acontecem simultaneamente em locais diferentes, preferencialmente  nas sextas e sábados.

O projeto é um importante instrumento de formação de platéias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.


Serviço:

Sexta-feira (06)

Município: Santa Leopoldina
Local: Escadaria Jair Amorim
Horário: 19 horas
Atração: Carne de Gato

Município: Barra de São Francisco
Local: Praça Principal
Horário: 20 horas
Atração: Dorkas Nunes

Sábado (07)

Município: Santa Teresa
Local: Museu Melo Leitão
Horário: 20 horas
Atração: Carne de Gato

Município: Montanha
Local: Teatro Municipal
Horário: 20 horas
Atração: Dorkas Nunes

Município: Rio Novo do Sul
Local: Teatro Municipal
Horário: 20 horas
Atração: Ava Araújo



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Tel.: 3345 9273 / 9902 1627
comunicação@secult.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard