28/07/2010 15h00 - Atualizado em 24/01/2019 12h12

Coco verde é tema de Simpósio em São Mateus

O município de São Mateus, no Norte do Estado, será o anfitrião do I Simpósio do Coco Verde, realizado pela Prefeitura em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O evento acontece nesta quinta-feira (29), a partir das 8h30, no auditório da Univc e contará com a presença do secretário de Agricultura, Enio Bergoli.

O objetivo é fomentar o plantio de coco anão no município, que já é o primeiro produtor da fruta no Estado, mas deve se tornar destaque nacional com a implantação de duas grandes unidades de envase de coco na cidade: a Amacaco, do grupo Pepsico, que já atuava na cidade e a D'Martins, que tem parceria com a Wow, uma das mais importantes fábricas de sucos do Brasil.

Para atender à demanda destas duas empresas, o município e cidades vizinhas, precisarão aumentar a produção de coco verde.

No simpósio, produtores que plantam coco, ou que têm interesse em entrar no ramo, receberão informações relevantes em palestras ministradas por técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Seag e das próprias empresas instaladas em São Mateus. Agências bancárias que dispõem de recursos para crédito agrícola também estarão presentes orientando os agricultores.

Coqueiro anão

A cultura do coqueiro anão no Espírito Santo data da década de 1960, quando houve interesse em atender ao consumo de água de coco no litoral capixaba. A partir da década de 1990, o cultivo comercial cresceu, atingindo municípios do Litoral Norte.

A estimativa é de que existem 10 mil hectares de área plantada, atualmente, com uma produção anual de 100 milhões de frutos.

A Seag está atenta à cultura do coco anão, com a entrada de empresas processadoras do produto no Norte capixaba. Para isso vai propor ações de desenvolvimento, como incentivar a organização dos produtores, desenvolver pesquisas com ênfase em irrigação e nutrição, capacitar técnicos e produtores, contribuir com aquisição e repasse de mudas, entre outros.

Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim