18/08/2010 18h40 - Atualizado em 22/01/2019 14h34

Colatina sedia Circuito Nacional sobre Cultura do Pinhão Manso nesta quinta (19)

Nesta quinta-feira (19), acontecerá no município de Colatina, noroeste do estado, o “II Circuito Nacional Dias de Campo Sobre a Cultura do Pinhão Manso”. O encontro, que é realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Embrapa Agroenergia, acontece a partir das 8 horas, no auditório do Colégio Marista.

O objetivo deste circuito é estimular as regiões produtoras da planta a participarem deste novo mercado global.

Estarão presentes, o Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, (Seag), Enio Bergoli; o Presidente da Associação Brasileira de Produtores do Pinhão Manso, (ABPPM), Mike Lu,
e representantes do Ministério da Agricultura.

Na edição capixaba deste ano, estão sendo esperados aproximadamente 300 participantes entre empresários do setor de biocombustíveis, pesquisadores, produtores rurais, estudantes e outros.

O pinhão manso ganha força no país como uma alternativa para os produtores rurais e para o meio ambiente, pois do grão desta planta extrai-se óleo de qualidade para o biodiesel, a chamada energia limpa.

O II Circuito também será realizado nos estados de São Paulo, Maranhão, Pará, Piauí, Paraíba e Mato Grosso do Sul.

Pinhão Manso

O Pinhão Manso movimenta, cada vez mais, a área agrícola das regiões Noroeste e Norte capixabas. Ao todo, são mais de 450 produtores comprometidos com o plantio, o que representa uma área de 960 hectares.

Esses produtores estão nos municípios de Nova Venécia, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Barra de São Francisco, Itarana, Laranja da Terra, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Santa Teresa, Vila Pavão, Águia Branca, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos, São Roque, Linhares e mais nove em propriedades no leste de Minas Gerais.
O interesse no cultivo se deve à possibilidade de diversificação da produção agrícola, por conta do crescimento rápido, baixo custo e alta produtividade resistente à seca.

Programa do II Circuito Pinhão Manso - Etapa Colatina – ES  
Data: 19 de agosto de 2010
Local: Auditório do Colégio Marista (Av. Champagnat, 225 – Colatina – ES).

Programação:
* 8 horas: Registro e Abertura 
*8h30: Abertura - Pronunciamento autoridades Palestra 1 - Pinhão Manso: matéria potencial para Produção de Biocombustível. Dr. Bruno Laviola (Embrapa Agroenergia).
Palestra 2 – Manejo do Pinhão: Experiência de 5 anos na Fazenda Três Irmãos – João Pinheiro – MG.  Sr. José Francisco Torres 
 
*10h30: Coffee break Palestra 3 – Consórcio na cultura de Pinhão Manso - Integração Lavoura - Pecuária. Dr. Marcelo Muller (Embrapa Gado de Leite).
Palestra 4 - A experiência da Rio Pardo Bioenergia na cultura do Pinhão consorciado com gado, o uso de bio-fertilizante e manejo ecológico de pragas”. Dr. Osvaldo Aguiar / Eng. Agrônomo Hélcio de Abreu Jr. (Rio Pardo Biotecnologia – MS).
Palestra 5 - Programa de Fomento de Pinhão no Espírito Santo – Pedro C. Burnier.  Diretor Geral Nòvabra Energia ES S.A.
*13 horas: Encerramento do evento
*14h30: visita a produtores rurais em São Roque do Canaã



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim
Tels: (27) 3636-3700 / 9944-1358
karyna@seag.es.gov.br
Com informações da Assessoria de Imprensa da Nòvabra Energia ES
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard