18/11/2010 23h06 - Atualizado em 18/01/2019 14h59

Colégio Estadual realiza mostra sobre Einstein nesta quinta (18) e sexta-feira (19)

O Colégio Estadual, em Vitória, realizará nesta quinta (18) e sexta-feira (19) o projeto “Einstein”, uma mostra que tem como objetivo despertar nos alunos e professores o interesse pela Ciência. O evento segue sempre das 13 às 18 horas e será aberto ao público.

A iniciativa do projeto veio após visitação à Exposição Internacional Einstein, que esteve presente no Palácio Anchieta de 07 de julho a 07 de novembro. Com o incentivo da exposição, o Colégio Estadual também resolveu homenagear o físico.

“Fizemos uma pesquisa aprofundada sobre a biografia de Einstein e vamos apresentar as atividades produzidas pelos alunos”, conta o diretor João Carlos da Conceição. A produção dos trabalhos foi toda desenvolvida a partir das obras do cientista.

Neste evento científico, os alunos irão mostrar experiências, farão apresentações de vídeos, trabalhos científicos, teatro, música, entre outros, tudo relacionado a Albert Einstein. “Queremos cativar a pesquisa científica e contextualizar o que é estudado em sala de aula de forma diferente. É muito importante que os estudantes possam aprender, também, com a prática”, afirma a professora Patrícia Gagno Franco.

Einstein

Albert Einstein foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos. Conhecido por desenvolver a Teoria da Relatividade, recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoelétrico; no entanto, o prêmio só foi anunciado em 1922. Seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade. Cem físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos.

Devido à formulação da Teoria da Relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular. Transformou-se um sinônimo de gênio. Foi, por exemplo, eleito pela revista Time como a “Pessoa do Século” e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo.

Exposição

A Exposição Internacional Einstein, que ficou em cartaz de 07 de julho a 07 de novembro, totalizando cinco meses, recebeu 89.156 visitantes, sendo que deste total, 66.776 foram estudantes e 22.380 pessoas do público em geral. Na mostra, o visitante conheceu de perto a trajetória do cientista e físico Albert Einstein, tendo acesso a seu boletim escolar, ao prêmio Nobel que ele ganhou e cartas que o cientista trocou com familiares, amigos e autoridades. Havia também um espaço especial sobre a visita de Einstein ao Brasil, em 1925.

Por conta do grande sucesso no Espírito Santo, a permanência da exposição que contou a vida e obra de um dos mais importantes cientistas do século XX, foi prorrogada. Inicialmente, a mostra estava prevista para terminar no dia 03 de outubro. Com a prorrogação, o Espírito Santo passou a ser o Estado em que a exposição ficou em cartaz por mais tempo, superando São Paulo e Rio de Janeiro. Em todo o mundo, a exposição já foi vista por mais de dois milhões de pessoas. A versão brasileira foi inaugurada em 2008.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br
Texto: Gustavo Rosa

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard