Com mais de 30 anos de experiência, Beth Filipeck impressiona alunos da oficina de figurino
“Procuro sempre visitar o local das gravações para conhecer a história, os costumes, as famílias. Foi assim na minissérie O Tempo e o Vento, um trabalho que demandou muita pesquisa, fase que é indispensável para a elaboração do figurino”, contou Beth Filipeck, figurinista de teatro, cinema, TV, ópera e balé, que ao longo de 30 anos trabalhou em grandes produções da TV Globo. Ela está em Vitória até sexta-feira (12) ministrando a oficina de figurinos, uma ação que é parte do Programa de Capacitação em Atividades Artísticas, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Fotos Assessoria de Comunicação/Secult |
Beth está em Vitória até sexta-feira (12) ministrando a oficina de figurinos. |
As atividades acontecem na Escola de Teatro e Dança Fafi, no Centro da cidade, das 13 às 18 horas. Ávidos por informações e troca de conhecimentos, estão reunidos no local 30 alunos selecionados. Eles são profissionais e estudantes de moda, figurino artes, teatro, cinema, TV, e comunicação.
Os participantes também estão interessados na história de vida da professora, que começou a trabalhar cedo em produções como a novela ”O Astro”, exibida em 1977, sua primeira oportunidade na Rede Globo. “Na época eu trabalhava com Kalma Murtinho, minha fada madrinha, uma das precursoras na função de figurinista no Brasil. A gente montava as roupas no corpo dos artistas”, contou.
Beth Filipeck também trabalhou em “Dancin' Days”, produzida e exibida pela Rede Globo entre 1978 e 1979, dirigida por Gilberto Braga, com quem ela volta a trabalhar este ano fazendo o figurino da próxima novela das oito. “Trabalhar em novela é literalmente uma novela. Começa de um jeito e vai mudando no decorrer da história. Mas o segredo para o sucesso é a pesquisa. Na época da minissérie O Primo Basílio fui para Portugal, para descobrir a alma daquele povo. Foi assim também em Os Maias”, contou para os alunos atentos.
Beth Filipeck tratará temas como: a relação da arte, do figurino e da moda. |
No decorrer do curso, Beth Filipeck tratará temas como: a relação da arte, do figurino e da moda; perspectivas do figurino na cena; concepção de personagem – construção, valor, atitude e uso da indumentária; e linguagens, métodos e processos na criação.
Dança e interpretação
Mais duas oficinas serão oferecidas em novembro por meio do Programa de Capacitação em Atividades Artísticas. “Dança: o corpo em movimento, criação e pesquisa”, é o nome do curso que será ministrado por Cristina Castro, diretora geral e curadora do Vivadança - Festival Internacional de Dança no Teatro Vila Velha, de Salvador; e produtora cultural e curadora artística do Balé Teatro Castro Alves, também da Bahia.
Nas aulas, Cristina Castro irá abordar o exercício corporal, criativo e técnico, pautado no estudo de padrões espaciais, rítmicos e na qualidade do movimento. Para esta oficina, direcionada para artistas com experiência em dança e teatro, serão ofertadas 30 vagas. As inscrições podem ser feitas até quinta-feira (11), por meio de preenchimento de ficha disponível no site da Secult. O resultado será publicado no dia 12.
A oficina de interpretação “Partituras físicas – o método das ações físicas e o ator contemporâneo” será ministrada por Zé Henrique de Paula, professor de interpretação teatral da Escola de Atores Wolf Maya, de São Paulo.
Serão 30 vagas oferecidas na oficina de interpretação, direcionadas a atores profissionais e amadores. As inscrições podem ser feitas até 18 de novembro. O resultado será publicado no dia 19.
Próximas oficinas
Oficina de dança – ministrada por Cristina Castro
Público Alvo – artistas com experiência em dança e teatro.
Período: 16 a 20 de novembro
Horário: 14 às 18 horas
Local: Escola de Teatro e Dança FAFI
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 656 – Centro – Vitória
Oferta: 30 vagas
Período das inscrições: até 11 de novembro
Resultado da seleção: 12 de novembro
Oficina de interpretação – ministrada por Zé Henrique de Paula
Público Alvo – atores profissionais e amadores.
Período: 22 a 26 de novembro
Horário: 14 às 18 horas
Local: Escola de Teatro e Dança FAFI
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 656 – Centro – Vitória
Oferta: 30 vagas
Período das inscrições: até 18 de novembro
Resultado da seleção: 19 de novembro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.twitter.com/secult
www.secult.es.gov.br