03/01/2025 15h13

Com o apoio da Secont, 27 planos de integridade foram publicados pelos órgãos estaduais em 2024

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) desempenhou um papel excelente na promoção da integridade e na prevenção e repressão à corrupção no Espírito Santo, ao longo do último ano. Só em 2024, foram publicados 27 planos de integridade, alcançando o recorde de 31 órgãos públicos estaduais, número que representa 57% das instituições públicas do Estado.

Ao todo, a quantidade de planos publicados impacta mais de 51% dos servidores públicos ativos, fator que reflete diretamente no aumento da transparência, da integridade,  reconhecimento e valorização, redução de riscos e conflitos, e para ambientes de trabalho mais saudáveis e íntegros.

Esses números são resultado da atuação da Secretaria ao longo do último ano, que além de realizar 38 reuniões de alinhamento para os órgãos e autarquias em fase de elaboração dos planos, também investiu em atendimentos on-line e presenciais de orientação sobre temas específicos. 

A Secont também promoveu 15 workshops com a temática ‘Gestão de Riscos para a Integridade’, em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). As capacitações contaram com a participação de 152 servidores, reunindo 45 órgãos da administração pública estadual.

"A promoção das oficinas de Gestão de Riscos para a Integridade foi fundamental para alcançarmos esse resultado. Ao oferecermos essas ferramentas, estimulamos os profissionais da administração pública estadual a terem um maior conhecimento sobre o tema, reconhecendo a importância da integridade no ambiente de trabalho e a necessidade de identificar e mitigar riscos", ressaltou o auditor do Estado e coordenador do Programa de Integridade, Guilherme Machado. 

Para o subsecretário de Estado de Integridade, Alexandre Falcão, a atuação da Secont em 2024 foi decisiva para que o Espírito Santo avançasse no fortalecimento da cultura da integridade. “O número de órgãos estaduais que aderiram aos planos de integridade reflete a adesão dos servidores e também o esforço de todos para a criação de um ambiente de trabalho mais íntegro e alinhado aos princípios da ética e da transparência. Acreditamos que estamos no caminho certo para consolidar a nossa política de integridade como um modelo para outros estados do País”, destacou. 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secont
Mayara Mello/ Amanda Kfuri
27 3636-5354/ 27 99829-0370/ 27 99714-2597
mayara.mello@secont.es.gov.br / amanda.kfuri@secont.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard