22/10/2010 14h31 - Atualizado em 21/01/2019 11h47

Comandantes de Batalhões da PM participam de curso do Método Giraldi a partir desta segunda-feira (25)

Na próxima segunda-feira (25) a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) inicia mais um Curso de Tiro Defensivo por meio do Método Giraldi. Desta vez, as aulas serão destinadas para 20 oficiais da Corporação que atuam como comandantes e subcomandantes de Batalhões da PMES. Até quarta-feira (27), eles participam das aulas, sempre a partir das 7 horas, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica.

Na abertura do curso, que faz parte do calendário anual de capacitações da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (Deip) da PMES, o coordenador estadual do Método Giraldi, coronel Adilson Silva Tolentino, ministrará a palestra inicial. Posteriormente, acontecem as atividades práticas, que empregam simulações reais em que o policial exercita técnicas para solucionar ocorrências, utilizando o armamento em último caso.

Ao longo das 30 horas/aula, cada oficial terá a possibilidade de efetuar 200 disparos. De acordo com o coronel Tolentino, este exercício proporcionará para os gestores de unidades da PMES o aperfeiçoamento das técnicas do Método. “Conhecer a doutrina do Método Giraldi é muito importante para toda a Corporação e, em especial, para os oficiais que comandam as Unidades da PM.  Desta forma, conhecendo estas técnicas eles têm condições de executar e participar ativamente de todas as etapas em que esta prática é desenvolvida em seus batalhões”, destacou.

Saiba mais sobre o Método Giraldi

O Método Giraldi é recomendado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha e pelos Direitos Humanos como o treinamento policial mais apropriado para o uso de armas de fogo.

Durante o treinamento os policiais aprendem todos os procedimentos necessários para atuar de modo a preservar suas próprias vidas, as de pessoas inocentes e, sempre que possível, a dos criminosos.

Em 2002, a técnica foi desenvolvida pelo coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Nilson Giraldi. Ele é professor do Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores da Polícia Militar de São Paulo e ministra aulas para os alunos do Curso Superior de Polícia. O oficial tem mestrado e doutorado em Segurança Pública e é um dos principais nomes na capacitação técnica dos integrantes dos órgãos de segurança pública no Brasil.

No Espírito Santo, o Método foi adotado de imediato. Em 2003 a metodologia passou a fazer parte dos procedimentos policiais da Corporação capixaba. Com o uso do Método Giraldi, é possível reduzir em 95% a morte de pessoas inocentes provocadapor policiais em serviço. Os 5% são as fatalidades.



Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862 / 9846 8680/ 3224 5613
E-mail: geiza.ardicon@sesp.es.gov.br/sandra.dalton@sesp.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard