11/11/2010 20h40 - Atualizado em 18/01/2019 15h21

Comdevit se reúne com técnicos espanhóis em Fórum Metropolitano

Pesquisadores da região de Astúrias (Espanha), representantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit) se reuniram, na manhã desta quinta-feira (11), no Fórum Metropolitano de Debates da Região Metropolitana da Grande Vitória e Astúrias, O encontro aconteceu no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória.

O objetivo foi debater os principais temas de gestão metropolitana das duas regiões. O presidente do Comdevit e secretário de Estado do Governo, José Eduardo Azevedo, afirmou que o intercâmbio entre o Espírito Santo e as Astúrias propicia uma troca saudável de experiências.

Uma das conclusões do encontro é que as duas regiões de países tão distintos têm semelhanças do ponto de vista metropolitano: na gestão, nos tipos de empresas, como as cadeias produtivas se instalam nos territórios, muitas vezes de forma desarmônica. Também foram constatados que há similaridade nos principais desafios: problemas de mobilidade urbana, transporte público, entre outros.

Tomás Cortizo Gutiérrez

O professor PhD Tomás Cortizo Gutiérrez, geógrafo e professor de mestrado em desenvolvimento local da Universidade de Oviedo - Espanha, fez um balanço positivo não só do Fórum como do intercâmbio entre a Ufes e a Universidade de Oviedo, e da visita técnica realizada na região da Grande Vitória esta semana. Para ele, é importante a troca de pesquisas acadêmicas e intercâmbios para desenvolvimento de projetos conjuntos que proponham soluções de problemas comuns. Dois outros professores Phds também fizeram parte da comitiva espanhola: Fermin Rodríguez Gutiérrez e José Luis Garcia Suárez, e participaram do Fórum.

José Luis Garcia Suárez

Fermin Rodríguez Gutiérrez

O professor de pós-graduação e do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes, Milton Esteves Júnior, afirmou que o Fórum fechou com chave de ouro todo o processo de intercâmbio entre as duas regiões. “Hoje foi um amálgama no aspecto estadual, que complementou o seminário que foi realizado nas Astúrias”.

Milton Esteves Júnior

“O Fórum foi a primeira oportunidade que o Comdevit teve de conhecer a realidade da região espanhola. São informações úteis para formulação das políticas públicas, afirmou Luiz Otávio, gerente de assuntos metropolitanos da Seg.

O Fórum foi promovido pela Seg, em apoio à Ufes, que trouxe a missão espanhola para conhecer a realidade da Região Metropolitana da Grande Vitória. A cooperação bilateral internacional é entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), via Ufes, e o Ministério de Ciência e Inovação da Espanha.

Assessoria de Comunicação/Seg
Linda Kogure