20/10/2010 19h19 - Atualizado em 21/01/2019 11h57

Começa em Vitória IV Congresso Nacional de Arquivologia

Com o tema “A gestão de documentos arquivísticos e o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação”, teve início em Vitória o IV Congresso Nacional de Arquivologia. O evento está sendo realizado pela Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo (AARQES) e pela Executiva Nacional das Associações Regionais de Arquivologia (Enara) e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). A solenidade de abertura ocorreu na noite desta terça-feira (20), no Palácio Anchieta.

As boas-vindas aos congressistas foram dadas pelo presidente da AARQES e coordenador geral do evento, Marcos Prado Rabelo, que destacou a importância do Encontro para o Espírito Santo, que, segundo ele, tem sido um Estado de destaque pelos trabalhos realizados na gestão documental. A solenidade contou ainda com a participação do diretor do Arquivo Nacional, Jaime Antunes.

 


 

Marcos Prado Rabelo

Para o diretor, o temário escolhido e as discussões propostas serão relevantes para o aprimoramento das atividades arquivísticas no país. “Nestes quatro dias teremos a oportunidade de debater sobre a preocupação contemporânea com a conservação do patrimônio, não só tradicional, mas também digital. Trata-se de um tema muito atual e que certamente trará frutos, não somente aos que estão aqui, mas aos profissionais do Brasil inteiro” afirma.

Jaime Antunes

Na solenidade foram prestadas homenagens pela AARQES àqueles que, com suas atividades e esforços, têm prestado relevante contribuição ao tratamento e manutenção dos acervos, arquivos, museus e bibliotecas. Dentre eles, foram homenageados o Governador do Estado, Paulo Hartung, a Secretária de Estado da Cultura, Dayse Maria Oslegher Lemos, e o diretor-geral do APEES, Agostino Lazzaro. Os dois primeiros foram representados pela Subsecretária de Estado de Patrimônio Cultural, Anna Luzia Lemos Saiter, que destacou o advento das novas tecnologias e a possibilidade de discuti-las no decorrer da programação.

Anna Luzia Lemos Saiter

Para Agostino Lazzaro, o Congresso é um marco na história da arquivologia capixaba, possibilitando a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos arquivos. “Acho fundamental, neste contexto, destacar a importância do arquivista, que com sua atuação, pode modificar a sociedade. Nesta semana, os estudantes e profissionais terão a possibilidade de fortalecer as suas formações com a discussão de temas pertinentes à preservação da memória”.

Agostino Lazzaro,

No evento foi exibido um documentário sobre o congo capixaba, realizado pelo projeto “Folclore em Imagem” e os participantes de todo o Brasil puderam conhecer essa manifestação cultural do Estado, com a apresentação de um grupo formado por integrantes de seis diferentes bandas de congo do município de Cariacica.

Jória/ APEES

Nestor Müller/ Secom

Arquivologia

O IV Congresso Nacional de Arquivologia teve início nesta terça-feira (19) e segue até a próxima sexta (22). Participam do evento 800 inscritos de 20 Estados brasileiros, que discutirão assuntos como: a arquivologia e as tecnologias da informação, mercado de trabalho, arquivos da ditadura, audiovisuais, a arquivologia contemporânea, dentre outros. O público alvo são os estudantes e profissionais que atuam na gestão informacional e organizacional, como arquivistas, bibliotecários, administradores e consultores.



SECULT - Secretaria de Estado da Cultura
27-3636-7110 / 27-9902-1627
comunicacao@secult.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard