Começa em Vitória IV Congresso Nacional de Arquivologia
Com o tema “A gestão de documentos arquivísticos e o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação”, teve início em Vitória o IV Congresso Nacional de Arquivologia. O evento está sendo realizado pela Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo (AARQES) e pela Executiva Nacional das Associações Regionais de Arquivologia (Enara) e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). A solenidade de abertura ocorreu na noite desta terça-feira (20), no Palácio Anchieta.
As boas-vindas aos congressistas foram dadas pelo presidente da AARQES e coordenador geral do evento, Marcos Prado Rabelo, que destacou a importância do Encontro para o Espírito Santo, que, segundo ele, tem sido um Estado de destaque pelos trabalhos realizados na gestão documental. A solenidade contou ainda com a participação do diretor do Arquivo Nacional, Jaime Antunes.
Para o diretor, o temário escolhido e as discussões propostas serão relevantes para o aprimoramento das atividades arquivísticas no país. “Nestes quatro dias teremos a oportunidade de debater sobre a preocupação contemporânea com a conservação do patrimônio, não só tradicional, mas também digital. Trata-se de um tema muito atual e que certamente trará frutos, não somente aos que estão aqui, mas aos profissionais do Brasil inteiro” afirma.
Jaime Antunes |
Na solenidade foram prestadas homenagens pela AARQES àqueles que, com suas atividades e esforços, têm prestado relevante contribuição ao tratamento e manutenção dos acervos, arquivos, museus e bibliotecas. Dentre eles, foram homenageados o Governador do Estado, Paulo Hartung, a Secretária de Estado da Cultura, Dayse Maria Oslegher Lemos, e o diretor-geral do APEES, Agostino Lazzaro. Os dois primeiros foram representados pela Subsecretária de Estado de Patrimônio Cultural, Anna Luzia Lemos Saiter, que destacou o advento das novas tecnologias e a possibilidade de discuti-las no decorrer da programação.
Anna Luzia Lemos Saiter |
Para Agostino Lazzaro, o Congresso é um marco na história da arquivologia capixaba, possibilitando a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos arquivos. “Acho fundamental, neste contexto, destacar a importância do arquivista, que com sua atuação, pode modificar a sociedade. Nesta semana, os estudantes e profissionais terão a possibilidade de fortalecer as suas formações com a discussão de temas pertinentes à preservação da memória”.
Agostino Lazzaro, |
No evento foi exibido um documentário sobre o congo capixaba, realizado pelo projeto “Folclore em Imagem” e os participantes de todo o Brasil puderam conhecer essa manifestação cultural do Estado, com a apresentação de um grupo formado por integrantes de seis diferentes bandas de congo do município de Cariacica.
Nestor Müller/ Secom |
|
Arquivologia
O IV Congresso Nacional de Arquivologia teve início nesta terça-feira (19) e segue até a próxima sexta (22). Participam do evento 800 inscritos de 20 Estados brasileiros, que discutirão assuntos como: a arquivologia e as tecnologias da informação, mercado de trabalho, arquivos da ditadura, audiovisuais, a arquivologia contemporânea, dentre outros. O público alvo são os estudantes e profissionais que atuam na gestão informacional e organizacional, como arquivistas, bibliotecários, administradores e consultores.
SECULT - Secretaria de Estado da Cultura
27-3636-7110 / 27-9902-1627
comunicacao@secult.es.gov.br