14/09/2010 15h37 - Atualizado em 21/01/2019 16h51

Começam os jogos Na Rede na SRE de Colatina

Música, dança, alegria e descontração marcaram a abertura do ‘Na Rede – Jogos Escolares da Rede Estadual’, no Ginásio Darci Dalla Bernardina, em Colatina, pela SRE de Colatina, na noite desta segunda-feira (13).

A cerimônia contou com a presença do secretário de Estado da Educação Haroldo Correa Rocha, de varias autoridades locais, além de diretores de escolas, pais e alunos. Na SRE de Colatina, participarão das competições 25 escolas de 10 municípios.

Nas apresentações culturais, os estudantes emocionaram o público com coreografias em estilos criativos. Um exemplo foi a Escola Estadual Eurico Salles, de Itaguaçu, que realizou um número de dança portuguesa chamada “De Portugal ao Brasil”, representando a herança cultural do povo brasileiro. Já os alunos da Escola Antônio Eugênio Rosa, de Colatina, mesclaram movimentos da ginástica acrobática com dança, em uma coreografia bem alegre.

A “Dança das Cores”, com muitas fitas e panos coloridos, apresentada pelas alunas de quatro escolas de Colatina (Néa Monteiro Costa, Rubens Rangel, Geraldo Vargas Nogueira e Honório Fraga) e pelas alunas da Escola Municipal Maria da Luz Gotti, emocionou o público. Houve também apresentações de um coral e banda formada pelos alunos do Ensino Médio Escola Aleyde Cosme, de Itarana, e da Banda Fanfarra, da Escola José Damasceno Filho, de Baixo Guandu.

Cachoeiro

Ainda nesta segunda (13), foi realizada, na parte da manhã, a abertura do Na Rede na SRE de Cachoeiro, na quadra da Escola Washington Pinheiro Meirelles, em Itapemirim. Houve um desfile com as delegações das escolas participantes dos jogos.

O evento contou ainda com atrações culturais e esportivas, como o grupo de Ginástica Rítmica Desportiva do Projeto Campões do Futuro, da Secretaria de Estado do Esporte (Sesport), e a apresentação de dança contemporânea dos alunos da Escola Fernando de Abreu. O primeiro esporte a entrar em quadra já valendo pelas competições foi o basquete.

Os municípios que compõem a SRE de Cachoeiro são: Castelo; Cachoeiro de Itapemirim; Iconha; Vargem Alta; Muqui; Atílio Vivácqua; Rio Novo do Sul; Mimoso do Sul; Presidente Kennedy; Itapemirim; Jerônimo Monteiro; e Marataízes. E os da SRE de Colatina são: Alto Rio Novo; Colatina; Baixo Guandu; Governador Lindenberg; Marilândia; Pancas; São Domingos do Norte; São Roque do Canaã; Itaguaçú e Itarana.

Os jogos Na Rede serão realizados, em Colatina, no Ginásio Darci Dalla Bernardina; no Ginásio da Associação Desportiva Municipal de Colatina (ADEMC); no Ginásio Eurico Rezende; no Estádio Justiniano de Melo e Silva; e nas quadras do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do Colégio Marista.

Já em Cachoeiro, as competições serão no Ginásio Municipal Nello Volla Borelli; no Ginásio da Universidade São Camilo e na pista de atletismo do Bom Gosto Esporte.

Os jogos já foram realizados nas SREs de Barra de São Francisco, Vila Velha e São Mateus. A abertura oficial da edição 2010 do Na Rede aconteceu no dia 04 de agosto, em Vitória, e contou com a participação de mais de 600 alunos da rede estadual.

Na Rede

O Na Rede é uma das ações do projeto Esporte na Escola, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em que unidades de ensino da rede pública estadual se unem por meio do esporte. São mais de dois meses voltados para os torneios esportivos de várias modalidades, como vôlei, futebol, atletismo, handebol e basquetebol.

Lançado no final de 2007, o Esporte na Escola tem como objetivo ampliar a presença do esporte na vida das escolas, como mais um instrumento de melhoria da aprendizagem e da promoção da cidadania. A meta da Sedu é seguir até 2011 com o projeto.

Confira as datas de início dos jogos por superintendência:

SRE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E COLATINA 13 a 18/09
SRE CARIACICA E GUAÇUÍ 04 a 09/10
SRE CARAPINA E NOVA VENÉCIA 18 a 23/10
SRE AFONSO CLAUDIO E LINHARES 25 a 30/10
ETAPA FINAL 10 a 13/11

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br
Texto: Elton Lyrio Morati e Daniele Bolonha (com colaboração de Andressa Silva Fleischmann)