09/08/2010 21h55 - Atualizado em 22/01/2019 15h02

Comissão de Mães de Detentos visita Complexo Penitenciário de Viana

Representantes da Comissão de Mães de Detentos do Estado do Espírito Santo participaram de uma visita, na manhã desta segunda-feira (09), ao Complexo Penitenciário de Viana.

A presidente da Comissão, Margarete Francisco do Nascimento, estava acompanhada das mães Patrícia dos Santos e Vanilda Rocha dos Santos, além da voluntária religiosa Alana Márcia Franco.

A visita foi iniciada na Unidade de Saúde Prisional (USP), onde foi possível conferir a estrutura física e de aparelhamento da unidade, além de conhecer a rotina dos atendimentos de saúde e a padronização dos prontuários. As visitantes também estiveram na Unidade de Acompanhamento ao Preso com Tuberculose.

A Unidade de Saúde Prisional possui 17 leitos e é equipada com cadeira odontológica, raios-X odontológico, eletrocardiograma, monitor cardíaco, aparelho de raio-X, cadeiras reclináveis para medicação, equipamentos de esterilização, entre outros

Em seguida, elas estiveram na Farmácia que funciona na Penitenciária de Segurança Média II (PSMEII), e receberam informações sobre como é feita a aquisição de medicamentos pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), como é realizada a padronização das medicações e também o controle de distribuição.

As visitantes também estiveram na Penitenciária de Segurança Máxima I (PSMAI) e conheceram as instalações da cozinha onde são preparadas as refeições dos detentos. Elas receberam explicações da nutricionista da Sejus e da empresa responsável pelo preparo dos alimentos. Na oportunidade verificaram como é feito o estoque dos alimentos, conferiram que os funcionários estavam corretamente uniformizados e com equipamentos de proteção individual e que a cozinha e a padaria da unidade prisional atendem às normas de funcionamento da Vigilância Sanitária.

Ainda, na PSMAI, elas também visitaram as instalações do ambulatório e conheceram algumas frentes de trabalho onde os detentos atuam.

O secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, destacou que a Sejus está sempre aberta ao diálogo com organizações da sociedade civil. “Nossa atuação é pautada pela transparência e estamos sempre abertos ao diálogo com a sociedade civil, especialmente com os familiares dos presos. Estamos na fase de consolidação da nova política de gestão do sistema prisional e estaremos permanentemente abertos ao diálogo”, destacou o secretário.

Equipes de saúde

Atualmente, a Sejus conta com 16 equipes multidisciplinares, formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, assistente social, dentista e auxiliar de consultório odontológico. Aproximadamente 91% dos atendimentos de saúde aos internos do sistema penitenciário do Espírito Santo são realizados nas dependências das unidades prisionais.

Somente nos primeiros seis meses do ano os profissionais de saúde da Sejus realizaram mais de 95 mil atendimentos aos internos do sistema prisional.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Sejus
(27) 3636-5732
Rhuana Ribeiro Albuquerque
(27) 9933-8195
rhuana.albuquerque@sejus.es.gov.br
Rafael Porto
(27) 9955-5426
rafael.porto@sejus.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard