Comitê das Bacias Pontões e Lagoas do Rio Doce realiza primeira reunião de 2025
![](/Media/PortalES/_Profiles/c4d8c6e6/d8d1f292/Pontões.jpeg?v=638745463311695410)
O Comitê das Bacias Hidrográficas Pontões e Lagoas do Rio Doce (CBH Pontões e Lagoas do Rio Doce) realizou, nessa quarta-feira (05), a primeira reunião ordinária do ano. O encontro foi no formato virtual e contou com a presença de 25 participantes.
Estiveram presentes representantes da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), dos Comitês de Bacias, usuários de recursos hídricos das bacias, entre eles, do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Gabriel da Palha e Vila Valerio, Cesan e Santa Maria Geração e Distribuição de Energia S/A. Além destes, membros da sociedade civil organizada, como o Instituto Terra, Instituto Ipê, Associação dos Profissionais da Engenharia do Espírito Santo e, ainda, representantes dos municípios de Sooretama, São Gabriel da Palha, Águia Branca, Pancas, Alto Rio Novo, Rio Bananal, São Domingos do Norte e Mantenópolis.
Durante a reunião, foi aprovada a abertura do processo eleitoral para a composição da nova plenária, que conduzirá os trabalhos do comitê de abril de 2025 a abril de 2029. Essa nova etapa é fundamental para o fortalecimento da gestão hídrica na região, reafirmando o importante papel do CBH Pontões e Lagoas do Rio Doce na sustentabilidade e na participação comunitária na gestão de recurso hídricos.
A presidente do CBH Pontões e Lagoas do Rio Doce, Dolores Colle, destacou a importância da reunião. “Voltar a ver a plenária do Comitê reunida com grande representatividade é muito animador. Isso faz parte dos resultados de uma mobilização realizada no segundo semestre de 2024, em que o Ministério Público vem promovendo ações para o fortalecimento e buscando melhorias na gestão de recursos hídricos do nosso território".