25/11/2010 19h35 - Atualizado em 16/01/2019 12h50

Comitê lança portal da Educação Profissional do Espírito Santo

O Comitê Estadual de Educação Profissional do Espírito Santo realizou, em uma reunião ordinária durante a Mostra ES Mais Profissional, que está sendo realizada no Pavilhão de Carapina, na Serra, o lançamento do Portal de Educação Profissional (www.educacaoprofissional-es.com.br). O evento contou com a participação da subsecretária de Educação Adriana Sperandio e de outros membros do comitê.

A ação foi definida por um planejamento estratégico e tem como objetivo assegurar a integração entre as diferentes instituições que ofertam cursos da Educação Profissional no Espírito Santo, com os futuros alunos. Além disso, visa consolidar um banco de talentos onde estudantes de cursos técnicos e movimentos empresariais dialoguem sobre ofertas de estágio e trabalho.

O portal irá articular atividades referente à implementação de informações sobre a disponibilidade de cursos, ofertas de vaga, pesquisas, artigos e fontes de referências sobre Educação Profissional, tendo como público alvo estudantes, empresários e órgão públicos. Aos alunos e empresas que estiverem interessados em divulgar seus dados no site, basta fazer um cadastro.

Para os alunos, o site oferece uma série de benefícios, como o conhecimento de onde estão os cursos técnicos no Estado, características de cada um e quais empresas estão necessitando de profissionais em determinada área. Haverá um comunicado oficial, em nome do Comitê, orientando todas as escolas públicas e privadas que oferecem cursos técnicos quanto ao procedimento a ser adotado pelos estudantes no cadastro do portal.

Já para as empresas, entre outras opções, o site disponibiliza currículos de alunos que estão buscando uma oportunidade no mercado de trabalho. Qualquer empresa pode efetuar cadastro, mas ela passará por uma triagem de aprovação definida pelo Comitê Estadual.

De acordo com a subsecretária Adriana Sperandio, o portal auxiliará os alunos do Ensino Médio e Profissional na construção de seu futuro. “Estamos muito felizes de levar à sociedade capixaba, aos alunos, empresários e pesquisadores, essa ferramenta que, com certeza, vai ajudar na divulgação de uma mão-de-obra qualificada.”

Segundo o gerente integrado Sesi/Senai (Findes), Agostinho Miranda Rocha, o site será um divisor de águas. “Conseguir aproximar os alunos à necessidade de setores produtivos é a grande contribuição do portal”, afirma.

Comitê

O Comitê Estadual de Educação Profissional do Espírito Santo foi anunciado pelo governador Paulo Hartung no dia 15 de outubro de 2008.

Além da Sedu, os seguintes órgãos integram o Comitê: Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento; Trabalho e Assistência e Desenvolvimento Social; Agricultura, Abastecimento, Aqüiculturas e Pesca; além do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefetes); Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Movimento Espírito Santo em Ação; Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes); Federação do Comércio do Estado do Espírito Santo (Fecomércio); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Serviço de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat); Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES) e Conselho Estadual de Educação (CEE).



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ gprosa@sedu.es.gov.br
Texto: Gustavo Rosa e Elton Lyrio

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard