23/08/2010 15h10 - Atualizado em 22/01/2019 14h33

Companhia de Operações com Cães da Polícia Militar conta com novos integrantes

Em 2010, quando o Batalhão de Missões Especiais (BME) completa 24 anos, a Companhia de Operações com Cães da Unidade prepara novos integrantes que irão atuar na busca e captura em áreas de difícil acesso, como matas e áreas rurais. Trata-se de quatro cães, das raças pastor belga de malinois e um pastor alemão, que já desempenham treinamento acirrado no Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar.

O treinamento ainda está na fase inicial, mas a expectativa é que até dezembro os cães estejam preparados para atender ocorrências. De acordo com o capitão Marsuel Botelho Riani, comandante da Companhia de Operações com Cães, o adestramento de Dante, Draco, Dange e Comanch, que teve início em maio, e inclui o desenvolvimento de uma série de atividades.

“Eles estão se saindo muito bem. No adestramento, trabalhamos o instinto de ataque do cão, o faro e a coragem, a procura de pessoas em área de mata e a adaptação ao ruído da arma de fogo”, explica capitão Riani.

Cuidados

Os cães, que estão com aproximadamente um ano e meio, recebem uma atenção especial na Companhia. Além do condicionamento físico, realizado com caminhadas, corridas e natação, os animais também passam por uma dieta balanceada com uma ração de excelente qualidade e com dosagem calculada por veterinários.

Até dezembro os cães deverão estar prontos para atender ocorrências.

Para o capitão Riani, os cães desempenham uma função importante na Polícia. “A busca do cão é olfativa e não visual e por isso o animal é mais rápido. Os cães conseguem farejar coisas que um ser humano jamais localizaria”, esclarece.

Estrutura

A Companhia de Operações com Cães conta com algumas equipes principais que atuam de forma conjunta nos trabalhos da Polícia Militar. No canil, há uma equipe responsável pela detecção de entorpecentes, busca e salvamento de pessoas e localização de cadáveres, e outra que cuida da detecção de explosivos. Em breve, uma nova equipe de busca e captura estará formada.

Atualmente, a Companhia possui 20 cães, entre labradores, pastores alemães, rottweiler e pastores belgas, que atuam em diversas atividades como controle de grandes tumultos, que engloba controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais, operação de reintegração de posse e desinterdicão de vias. As ações envolvem também o patrulhamento tático com cães e o policiamento em eventos e praças esportivas.





Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa/PMES
Geiza Ardiçon/ Sandra Dalton
Tels.: (27) 9901-9862 / 9846-8680 / 3224-5613
geiza.ardicon@sesp.es.gov.br
sandra.dalton@sesp.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard