29/01/2024 16h01

Comunidade do Tirol, em Santa Leopoldina, recebe mostra de cinema com exibição de dez curtas-metragens

O curta “A Luta”, de Bruno Bennec (MG), está entre as produções exibidas na mostra (Fotos: Divulgação)

Com uma programação gratuita, a comunidade do Tirol, distrito de Santa Leopoldina, recebe a mostra de cinema Curta a Noite Inteira, neste sábado (03), a partir das 18h. O evento é aberto ao público em geral e, além da exibição de dez curtas-metragens, será realizada uma palestra sobre produção de conteúdo audiovisual. A programação conta ainda com premiações, pipoca grátis, feirinha gastronômica e forró com Telmo Nunes.

Realizada pela Satírica Filmes, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 15/2022 – Difusão Audiovisual, da Secretaria da Cultura (Secult), a iniciativa tem como objetivo fomentar o turismo e a cultura da região do Circuito Turístico das Três Santas, em especial o Tirol.

O Circuito Turístico das Três Santas é formado pelos municípios de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa, que juntos dialogam para o crescimento turístico e cultural da região. O Tirol, por sua vez, é povoado por descendentes de pomeranos, tiroleses, alemães, negros e indígenas, alguns dos quais nunca tiveram acesso ao cinema.

As exibições da mostra Curta a Noite Inteira acontecem no galpão da Pousada Ecológica do Tirol (mais conhecida como Pousada dos Austríacos). Os filmes selecionados são os mesmos já exibidos em edições anteriores do Festival de Cinema de Santa Teresa (Fecsta), que é parceiro do evento. São produções que vêm de diferentes estados brasileiros, representando um recorte do que há de melhor no cinema brasileiro.

O evento se desdobra em duas mostras. A primeira, Mostra Querubins, acontece das 18h às 19h30 e é dedicada, sobretudo, aos alunos das escolas da rede pública. Nessa sessão, serão exibidos os filmes “A Luta”, de Bruno Bennec (MG); “Trinca Ferro”, de Maria Fabiola (ES); “Bicho do Mato”, de Juliana Sanson (PR); “Meu Nome é Maluum”, de Luiza Copetti (RS); e “A Menina e o Mar”, de Gabriel Mellin (RJ).

Na sequência, será realizada uma palestra sobre produção de conteúdo audiovisual, além de um bate-papo com crianças e adolescentes, presentes entre o público, para que possam comentar sobre os filmes de que mais gostaram. Os quatro melhores comentários serão premiados.

“É da Mão de Quem? Paneleiras”, de Beatriz Lindenberg (ES), faz parte da série “Griôs de Goiabeiras”“É da Mão de Quem? Paneleiras”, de Beatriz Lindenberg (ES), faz parte da série “Griôs de Goiabeiras” “É da Mão de Quem? Paneleiras”, de Beatriz Lindenberg (ES), faz parte da série “Griôs de Goiabeiras”

A partir das 20h, acontece a Mostra Camará, com a exibição de filmes cujas narrativas exaltam a natureza e ressaltam a necessidade de sua preservação. O nome da mostra presta homenagem a essa árvore nobre, nativa do Brasil e abundante no Tirol. Nessa sessão, serão exibidos “Antes que Vire Pó”, de Danilo Custódio (PR); “Os Insênicos”, de Rafaela Uchoa (BA); “Aperto”, de Alexandre Estevanato (SP); “Relicarium”, de Willian de Oliveira (PR); e “É da Mão de Quem? Paneleiras”, de Beatriz Lindenberg (ES) – este último é o primeiro episódio da série “Griôs de Goiabeiras”.

Todos os filmes a serem exibidos têm classificação indicativa livre. Na área do evento, serão montadas barracas de comida e bebida, para pessoas da comunidade do Tirol que trabalham com alimentação. Também haverá um carrinho de pipoca com distribuição gratuita para as crianças, durante da Mostra Querubins.

Serviço:
Mostra Curta a Noite Inteira
Quando: 03/02 (sábado)
Horário: das 18h à 1h
Local: galpão da Pousada Ecológica do Tirol, Estrada Franz Bauer, Tirol, Santa Leopoldina
Entrada gratuita
Mais informações pelo perfil da Satírica Filmes no Instagram

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard