14/12/2016 15h50 - Atualizado em 16/12/2016 10h00

Conceição da Barra homenageia centenário de Hermógenes Lima Fonseca neste sábado (17)

Foto: Assessoria de Comunicação/Secult

Importante nome na divulgação da cultura popular capixaba, o folclorista e escritor Hermógenes Lima Fonseca “O Mestre Armojo” (1916-1996) vai ganhar uma homenagem especial pelo seu centenário no próximo sábado (17), no município de Conceição da Barra. E o festejo vai contar com uma programação especial: a participação de diversos grupos folclóricos, cortejo, apresentações teatrais e exibições de vídeos. A organização é da Associação de Folclore de Conceição da Barra e conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A entrada é franca.

A concentração começa às 16h no trevo da cidade. Em seguida, os grupos folclóricos seguem em cortejo para o Centro da cidade. Ao chegar próximo à Casa da Cultura - que inclusive leva o nome de Hermógenes Lima Fonseca - serão realizadas diversas apresentações destes grupos. Lá haverá ainda a exibição do vídeo “O mestre Armojo” e em sequência a peça de teatro “Memória à venda” com o Ponto de Memória Tambor de Raiz e Estandarte Cia. de Teatro.

De acordo com o presidente da associação de Folclore de Conceição da Barra, Jonas dos Santos Balbino, a homenagem para Hermógenes é mais do que merecida. “O nosso Mestre Armojo  foi fundamental para todas as bandas de congo de Conceição da Barra e do Estado. Ele levou o folclore do nosso município para além das fronteiras do Espírito Santo”, enfatiza Jonas.

“O Mestre Armojo”

Nascido em 12 de dezembro de 1916, no distrito de Itaúnas, Conceição da Barra, Hermógenes viveu 79 anos, falecendo em 15 de maio de 1996, em Vila Velha. Como escritor, foi autor de vários livros, abordando especialmente a cultura popular em forma de contos, crônicas e ensaios. Contribuiu ainda para o resgate e a valorização do folclore com inúmeros textos para jornais, revistas e peças institucionais.

As pesquisas colaboraram de maneira incisiva para a revelação da identidade cultural do Estado, como os grupos folclóricos do Espírito Santo e as organizações ligadas ao samba e ao carnaval. Além disso, contribuíram para que o poder público passasse a legitimar esses grupos como patrimônio cultural, assumindo responsabilidades por sua preservação e instituindo políticas públicas para o setor. Podem-se mencionar como exemplos ações da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), inclusive a concessão de títulos de Mestres de Cultura Popular do Estado do Espírito Santo e a instituição do Prêmio Mestre Armojo do Folclore Capixaba.

Hermógenes teve sua história de vida contada no livro “Coleção Grandes Nomes do Espírito Santo - Hermógenes Lima Fonseca”, de Bartolomeu Boeno de Freitas e Antônio de Pádua Gurgel, lançado em 2013.

I Centenário de Hermógenes Lima Fonseca

Data: 17 de dezembro (sábado)

Horário: concentração a partir das 16h no trevo da cidade, em Conceição da Barra.

Entrada franca.

Texto: Danilo Ferraz