Concurso da Fames: Novos professores começam a atuar no segundo semestre letivo deste ano
A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) se prepara para dar posse aos professores aprovados no concurso público realizado neste ano. O resultado foi homologado nessa segunda-feira (27).
Serão nomeados mais de 40 novos profissionais de educação para atuarem como professores titulares, adjuntos e assistentes, nas áreas de Educação Musical, Ciências Humanas, Letras, Artes, Musicologia, Performance e Regência.
O certame foi realizado pela Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS) e os candidatos foram avaliados em provas didáticas, práticas, dissertativas e de títulos.
Referência no Brasil
Com a chegada dos novos profissionais, o departamento de Música da Fames passa a ser um dos maiores do país, com educadores especializados nos mais diversos instrumentos musicais, tornando-se referência nacional em Educação Musical de Nível Superior.
Ao todo, serão 75 docentes, distribuídos nos seguintes cursos:
- Licenciatura (matutino e noturno)
- Bacharelado em Música com habilitação em: canto, piano, violão, percussão sinfônica, trompete, trombone, trompa, tuba, flauta, saxofone, clarineta, oboé, fagote, violino, viola, violoncelo, contrabaixo
- Bacharelado em Música Popular com habilitação em: canto, piano, violão, guitarra, contrabaixo, bateria;
- Cursos de extensão dos centros de musicalização infantil
- Cursos de extensão de formação musical;
- Cursos para a terceira idade;
Além de grupos oficiais:
- Uma orquestra popular de câmara;
- Três grupos orquestrais sinfônicos;
- Uma bigband;
- Diversos projetos “extramuros”.
De acordo com o diretor da Fames, Fabiano Araújo, a contratação desses profissionais marca a conclusão de uma importante etapa do compromisso de entregar à sociedade uma instituição pública sólida e preparada para alcançar e manter os melhores índices de qualidade do Brasil.
“O concurso da Fames é aguardado pelos cidadãos capixabas há mais de 20 anos. O novo corpo docente se alia a um projeto pedagógico atualizado, equipado com tecnologia, instrumentos, orquestras e laboratórios, e que atende ao público, desde a musicalização infantil, passando pela graduação, pós-graduação, até a terceira idade”, afirma.
A expectativa é de que os professores estejam empossados após o recesso acadêmico e preparados para iniciar as atividades neste segundo semestre.
Expansão e otimização
O Plano de Desenvolvimento Institucional e o novo Projeto Pedagógico de Cursos da Fames organizam os cursos de graduação e extensão da Fames em uma estrutura orgânica e articulada, permitindo o aproveitamento otimizado dos recursos materiais e humanos da instituição, além de atender às novas diretrizes dos órgãos reguladores para os cursos superiores de Licenciatura e de Música.
Com um novo núcleo dedicado às disciplinas de formação básica da Licenciatura, a Fames poderá oferecer, além dos seus cursos tradicionais (Licenciatura em Música e Bacharelado em Música), um curso de formação pedagógica para não licenciados, e cursos de pós-graduação, expandindo o horizonte de atuação da instituição.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fames
Sandro Costa Barbosa
(27) 3636-3611 / (27) 98895-5857 / (27) 98169 7995
sandro.barbosa@fames.es.gov.br