06/09/2023 13h40

Confira os serviços da Saúde que funcionam nos dias 07 e 08 de setembro

Em virtude do feriado nacional da Independência do Brasil, nesta quinta-feira (07), e do Aniversário de Vitória, na sexta-feira (08), os serviços administrados pela Secretaria da Saúde (Sesa) que não prestam atendimentos de urgência e emergência terão horários diferenciados em algumas cidades. Fique atento aos horários de cada serviço.

As unidades das Farmácias Cidadãs de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Linhares, São Mateus, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha funcionarão até esta quarta-feira (06), não havendo atendimento no dia 07 de setembro. Porém, retornam com os atendimentos no horário habitual na sexta-feira (08). O mesmo vale para os Hemocentros regionais em Colatina, Linhares e São Mateus e os Centros Regionais de Especialidades (CRE’s) de Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus.

Em relação à unidade de coleta da Serra e das Farmácias Cidadãs Estaduais de Aracruz, Cariacica, Guaçuí, Itapemirim, Serra e Vitória, e do Centro Regional de Especialidade (CRE) Metropolitano, em Cariacica, esses serviços funcionam até está quarta-feira (06), não havendo expediente nos dias 7 e 8 de setembro, retornando os atendimentos na próxima segunda-feira (11). Assim como o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), que tem o atendimento realizado no ambulatório do local até esta quarta-feira (06), e retorna às atividades na segunda-feira (11).

Já o Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (HEMOES), em Vitória, funcionará normalmente todos os dias, das 7h às 18h20.

Testagem de covid-19

Durante o feriado nacional e ponto facultativo em Vitória, a testagem para Covid-19 no Aeroporto de Vitória, não terá atendimento. O serviço de testagem retornará na segunda-feira (11), por livre demanda para teste rápido e com agendamento para RT-PCR.

No Terminal Rodoviário de Laranjeiras, na Serra, o atendimento será realizado até esta quarta-feira (06), no horário das 08h às 17h, com atendimento por livre demanda para teste rápido e retorna os atendimentos na próxima segunda-feira (11). Assim como no ponto de testagem localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), cujo atendimento é por livre demanda para teste rápido até quarta-feira (06), das 07h às 16h, retornando na segunda-feira (11).

Serviços de Urgência e Emergência que mantêm o atendimento normal:

- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).
- Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox): os profissionais de Saúde e a população em geral podem ligar para o número 0800-283-9904 (atendimento 24 horas) para receber orientações de como proceder em caso de intoxicação por medicamentos, plantas, contatos com animais peçonhentos ou outro motivo. A ligação é gratuita.

Especificamente nos dias 07, 08, 09 e 10 de setembro, o Ciatox, também disponibilizará o telefone (27) 98817-5884, com atendimento 24 horas, para facilitar o atendimento ao cidadão.

Hospitais Estaduais:
- Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra;
- Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HEDS), na Serra;
- Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória;
- Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), em Vitória;
- Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF), em Vila Velha;
- Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha;
- Hospital Estadual Dr. Nilton de Barros, em Vila Velha;
- Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica – emergências psiquiátricas;
- Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus;
- Hospital e Maternidade Silvio Avidos (HEMSA), em Colatina;
- Hospital Estadual Dr. João dos Santos Neves (HEJSN), em Baixo Guandu;
- Hospital Estadual São José do Calçado (HESJC);
- Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM);
- Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), em Barra de São Francisco;
- Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Mike Figueiredo / Luciana Almeida
asscom@saude.es.gov.br